Os 3 segredos para escalar uma loja online – #Ep58 podcast ecommerce á quarta
Neste episódio 58 do podcast Ecommerce à quarta Vera Maia conta os segredos por detrás de um negócio de Ecommerce de sucesso.
Quando em 2020 lancei a Shaeco, uma loja online e marca de produtos sustentáveis, desenvolvidos e produzidos em Portugal. Nada correu como eu esperava.
– Investi mais do que devia em tecnologia
– Investi num produto e marca totalmente do zero
– Investi fortemente em campanhas de marketing digital sem controlar cuidadosamente o orçamento
Fiz tudo o que aprendi ao longo de todos aqueles anos… e paguei caro pelos meus erros.
Eu achava que sabia tudo sobre o negócio online. A minha experiência dizia-me o caminho a seguir. Mas a minha experiência era, acima de tudo, de escalar negócios online. E estava a gastar mais do que faturava.
Eu queria vencer com a minha loja online e lutava contra o meu próprio conhecimento. Eu sabia que os produtos tinham uma qualidade acima da média, que a tecnologia era a melhor do mercado, que os conteúdos eram excelentes. Coloquei a mim própria todas as questões que um dono de um negócio em pressão coloca: questionei-me se seria o preço, se as campanhas estariam a alcançar o cliente certo, se seria do mercado.
Mas em sabia que todos os negócios crescem ao investirem em 3 áreas: ao aumentarem o número de clientes, ao aumentarem a venda média e ao aumentarem a frequência média de compra dos seus clientes atuais. Depois de compreender isto e como implementar um sistema repetível e escalável, nunca mais tive de preocupar com as minhas vendas online. Na Shaeco 50% das nossas vendas mensais são de clientes repetidos. Em vez de estar sempre a pensar no que publicar nas redes sociais, que emails enviar, que posts promover, passei a ter uma estratégia de vendas contínua que não depende do investimento ou de campanhas de descontos.
Este é um problema na maioria das lojas online porque muitos donos dos negócios investem muito dinheiro para trazer clientes novos mas menos de 20% das vendas mensais são de clientes repetidos. Já imaginou o que seria se o padeiro tivesse de entregar em casas novas todos os meses? Ou se a sua morada mudasse todos os meses e a empresa de eletricidade tivesse de mudar os dados do contrato? A maior parte dos negócios que são sustentáveis têm processos repetíveis e escaláveis e focam-se em ter o maior volume de vendas de clientes repetidos.
O volume de clientes repetidos vai depender, acima de tudo, da sua estratégia. Se está a investir apenas em trazer novos clientes, está a deixar dinheiro em cima da mesa para os seus concorrentes.
O meu nome é Vera Maia, há 15 anos que sou especialista em e-commerce e já trabalhei com algumas das maiores lojas online em Portugal. Ao longo destes 15 anos geri orçamentos de centenas de milhares de euros em Marketing Digital. Trabalhei em marcas de grande dimensão como colaboradora ou consultora. No meu currículo estão marcas como Salsa, Sacoor, Bluebird, Prof, Play Up, Boxpt, Lemon Jelly, entre outras. Durante estes anos ajudei negócios a crescer até aos múltiplos milhões de euros mas não imaginava o que iria acontecer quando lançasse a minha própria loja online.