A rede social TikTok, apesar de ter sido criada na China em 2016, apenas atingiu o seu pico em 2018, tendo sido uma das Apps mais instaladas nos EUA em Outubro desse ano. Atualmente, o TikTok já ultrapassou os 500 milhões de utilizadores ativos, pelo que a sua expressão a nível mundial deve ser considerada.

Mais recentemente, esta App tem vindo a ganhar popularidade na Europa também e algumas marcas começam a apostar em conteúdos para esta rede social. A sua expressão é, sem dúvida, considerável, tendo em conta que os utilizadores do TikTok passam, em média, 52 minutos por dia nesta App e 90% usa-a todos os dias.

Neste artigo vamos esclarecer alguns factos e estatísticas relativa a este rede social, para que possa tomar uma decisão informada e ponderada se esta pode ser, ou não, uma plataforma em que a sua marca deva estar presente.

ranking-global-tiktok
Plataformas sociais mais usadas (Janeiro 2020)

O que é o TikTok?

O TikTok é uma App, para IOS e Android, onde é possível a criação e partilha de vídeos curtos. Ao contrário dos concorrentes Instagram ou Facebook, o TikTok é uma rede muito mais de entretenimento do que lifestyle, precisamente o que o faz destacar-se. A App é muito intuitiva, permitindo que qualquer pessoa crie conteúdos em vídeo com recurso a diversas ferramentas de edição.

Como funciona?

O vídeos do TikTok quase sempre envolvem música, dança, pessoas a fazer algum tipo de atuação de um meme ou filme e desafios. Cada utilizador pode gravar e partilhar vídeos até 15 segundos. No limite, podem ser colados 4 vídeos juntos, até um máximo de 60 segundos.

Tal como qualquer outra rede social, como o Instagram ou o Snapchat, são os utilizadores mais criativos e talentosos que têm mais seguidores e acabam por ser mini-celebridades dentro da plataforma. Também de forma idêntica ao Instagram e Snapchat, os vídeos podem estar visíveis apenas para seguidores ou então para qualquer utilizador da rede. Por defeito, a conta estará pública, mas os utilizadores podem alterar nas suas definições.

O TikTok tem um algoritmo que permite aos utilizadores, sempre que estão a visualizar um vídeo, sugerir imediatamente outro, com base nos seus comportamentos, para manter o utilizador agarrado ao telemóvel. É possível também nesta rede fazer uma pesquisa por utilizadores e hashtags.

 

Qual é a audiência do TikTok?

Sem dúvida alguma que a audiência que usa esta rede social encontra-se numa faixa etária mais jovem. Cerca de 41% dos utilizadores do TikTok têm entre 16 e 24 anos (Globalwebindex, 2019). Na verdade, o público-alvo inicial dos criadores desta App foi precisamente jovens com menos de 18 anos. Eles perceberam melhor do que os seus concorrentes as necessidades dos mais jovens, dando-lhes um espaço criativo onde se podem expressar, seja através de música, dança, comédia, etc.

Existem, ligeiramente, mais homens do que mulheres a usar a plataforma, sendo cerca de 55,6% homens e 44,4% mulheres.

demografia-eua
Idades e Rendimentos dos utilizadores do TikTok, nos EUA (2019)

Como promover a minha marca no TikTok?

Neste momento, existem 5 formas diferentes de promover a sua marca no TikTok:

  • Hashtag Challenge – Desafios através de hashtags é provavelmente o tipo de conteúdo mais popular nesta rede. Trata-te de UGC (user generated content) em que os utilizadores partilham vídeos de determinado desafio com a hashtag que está a ser promovida.

 

  • Biddable Ads – Existe, atualmente, apenas uma forma de anúncio dentro do TikTok, que são os biddable ads, através de vídeos que aparecem normalmente no feed dos utilizadores. Neste momento existem 3 modelos disponíveis:
    • Cost Per View (CPV): Custo por visualização, significa que o anunciante vai pagar sempre que o utilizador vê o vídeo (mais de 6 segundos).
    • Cost Per Impression (CPM): Custo por impressão, neste modelo é pago pela quantidade de vezes que o vídeo aparece no feed dos utilizadores.
    • Cost Per Click (CPC): Custo por clique, os anunciantes apenas pagam quando o utilizador clica no anúncio.

As opções relativas à audiência, neste momento, permitem incluir ou excluir  apenas mediante:

    • Idade
    • Género
    • Localização

 

  • Brand Takeover – Um brand takeover é um anuncio full screen que aparece quando o utilizador abre a aplicação a 1ª vez. Pode ser uma imagem com a duração de 3 segundos ou um GIF entre 3 a 5 segundos. Este anúncio pode associar-se a um link para uma landing page da marca ou então para um hashtag challenge. Estes takeovers estão limitados a diferentes categorias todos os dias, portanto apenas uma marca pode ficar com uma categoria cada dia. Ao usar o modo full-screen, a marca consegue chamar bastante à atenção do utilizador, pelo que é um formato bom para brand awareness e alcance.

 

  • Branded Lenses –  Os utilizadores podem, dentro da App, usar os mais variados filtros, animações e stickers para tornarem os seus vídeos mais criativos. Através de filtros (ou lentes) criados por si, os utilizadores poderão interagir com a sua marca e brincar com os filtros e animações. Ao usar filtros de marca em conjunto com os hashtag challenges, a promoção da sua marca é ainda mais forte.

 

  • Influenciadores – Tal como no Instagram, existem também influenciadores no TikTok com audiências de seguidores gigantes. Há, portanto, a mesma oportunidade da sua marca se associar com estes criadores para criar brand awareness e mais exposição. É importante escolher os influenciadores certos de forma a chegar à sua audiência, quer em termos demográficos, quer em termos de interesses.

 

  • In-app commerce – Ainda em fase de testes, o TikTok lançou recentemente a possibilidade de promover os produtos da marca dentro da própria app, sem obrigar o utilizador a sair da plataforma.

O que é que as marcas estão a fazer?

Existem já várias marcas internacionalmente conhecidas, que estão a entrar no mundo do TikTok. Deixamos alguns exemplos que consideramos interessantes:

Nike

Conta com já 713 mil seguidores na plataforma e tem usado vídeos de atletas a usarem os seus produtos. Conseguem criar conteúdo nativo à plataforma e ao mesmo tempo promover os artigos.

exemplo_nike

Elf Cosmetics

A marca de cosméticos americana tem feito um trabalho fenomenal no TikTok, tendo criado a sua própria música, associada a um hashtag challenge, que pede aos utilizadores para mostrarem as várias componentes dos seus looks de maquilhagem. Trabalharam depois com vários influenciadores para dar tração à campanha e haverem mais partilhas da hashtag.

exemplo_Elfcosmetics

Guess

A Guess, marca de moda internacional, embora ainda não tenha muitos vídeos publicados, conseguiu com sucesso lançar o desafio #InMyDenim, cujos vídeos já tiveram milhares de milhões de visualizações.

exemplo_guess

Fontes:

  • Emarketer.com
  • Medium.com
  • Namecheap.com

 


Bárbara Costa
Bárbara Costa

Ecommerce & Digital Marketing Consultant