A plataforma de anúncios do Facebook permite a criação de campanhas de anúncios relevantes para as empresas, porque tem critérios de segmentação muito detalhados. Nos últimos anos o Facebook tem realizado um excelente trabalho na recolha e organização da informação dos seus utilizadores, para que todas as empresas que trabalham com a sua plataforma de publicidade possam rentabilizar os seus investimentos.

Quando as campanhas são devidamente definidas, configuradas e pensadas por profissionais experientes, os resultados podem ser bastante motivadores. Quando o profissional tem conhecimento da forma como as campanhas funcionam, ele é capaz de identificar as pessoas certas para o seu negócio e alcançar resultados muito mais rapidamente para a sua empresa.

O retorno sobre o investimento é elevado, dependendo sempre do objetivo que a sua empresa está a tentar atingir com a publicidade. No artigo de hoje, vamos explicar-lhe uma das dúvidas mais frequentes entre os profissionais que trabalham Facebook Ads de forma a que consiga orientar a sua equipa. A plataforma de anúncios tem muitas opções disponíveis e muitas das vezes é fácil perder o controlo sobre os orçamentos definidos sem conseguir alcançar o retorno esperado numa fase inicial.

É por esse motivo que hoje lhe vamos explicar de uma forma resumida como pode definir os orçamentos das suas campanhas de publicidade e quais as vantagens e desvantagens das duas opções disponíveis na plataforma de anúncios.

Existem dois tipos de orçamentos no Facebook, um deles é o diário e a outra opção é o valor total distribuído por toda a duração da campanha. Ambas as opções são úteis, mas em primeiro lugar vamos explicar-lhe as diferenças entre ambas.

Diferenças entre orçamento diário e orçamento para toda a duração da campanha

Orçamento para toda a duração da campanha: a sua empresa pode definir o valor total ao longo da duração da campanha para um conjunto de anúncios, ou seja, o Facebook tenta dividir o valor atribuído por um período de tempo definido por si (dentro de um intervalo de tempo).

Orçamento diário: a sua empresa pode definir um valor diário do que pretende gastar nos respetivos conjuntos de anúncios, sem ter uma data de fim da campanha. Quando escolhemos esta opção, o Facebook gasta uma média do valor que pretendemos gastar diariamente. Isto quer dizer que, o Facebook vai otimizar os conjuntos de anúncios de acordo com a eficácia da sua performance, ou seja, de acordo com resultados e aproveitar as melhores oportunidades durante aquele dia.

Em resumo: a primeira opção gasta um valor total ao longo de um período de tempo definido, a segunda opção gasta um valor médio diário.

Vantagens e desvantagens das duas possibilidades de otimização de orçamentos

Os orçamentos diários

São mais fáceis de configurar, mas também são mais complexos de gerir. É necessário que o profissional tenha alguma experiência e que conheça as suas complexidades.

Com os orçamentos diários, o Facebook vai gastar apenas até ao valor do orçamento da campanha por cada conjunto de anúncio atribuído ao dia. Parece simples, e na verdade é.

Vantagens da sua utilização:

Com esta opção, a sua empresa pode ter um controle sobre o orçamento muito mais flexível.Todos os dias, é possível verificar o valor gasto permitindo desta forma um melhor planeamento do orçamento diário e do planeamento financeiro que é necessário realizar ao longo de um mês.

Além disso, se a sua empresa verificar que o CPC previsto está dentro dos valores que pretende, é sinal de que o Facebook está a realizar um bom trabalho para obter o melhor resultado de acordo com orçamento definido.

Esta opção é a mais adequada para a sua empresa quando está a planear manter uma campanha activa durante um longo período de tempo, como por exemplo, a comunicação de produtos mais vendidas no seu negócio. Além disso, permite que de acordo com o desempenho aumente ou diminua o orçamento de determinados conjuntos de anúncios.

Tendo em consideração que o seu orçamento diário pode atingir variações de acordo com o desempenho, este tipo de opção de gestão de orçamento é muito mais vantajosa em campanhas de remarketing. Se a sua empresa já realiza campanhas de remarketing sugerimos a opção de otimização de orçamento, porque permite alterações com frequência sem sofrer alterações no desempenho dos conjuntos de anúncios.

Desvantagens da sua utilização:

O Facebook não vai apenas gastar o valor até ao limite diário do orçamento, mas também vai activamente gastar todo o orçamento diário estabelecido, independentemente do desempenho da campanha.  Como a segmentação do Facebook tem vários locais disponíveis de publicação de anúncios, a sua empresa está a investir para conseguir um maior número de impressões dentro de determinados critérios de segmentação. Posto isto, o Facebook vai mostrar o máximo de vezes os seus anúncios a um determinado público-alvo para compensar os gastos diários que definiu. É por isso que, nesta opção, é necessário um maior acompanhamento às campanhas criadas.

Outro inconveniente desta opção é que não existe uma programação de anúncios, ou seja, o Facebook vai otimizar os seus anúncios para todas as horas do dia e todos os dias da semana. Se a sua empresa precisa de ter campanhas activas em determinadas alturas do dia, ou em apenas alguns dias da semana, esta opção não é o melhor caminho para alcançar resultados.

Orçamento para toda a duração da campanha

Esta opção é um pouco diferente e tem os seus próprios benefícios e desafios.  Como já referido anteriormente, nesta opção a sua empresa define o valor total a gastar por campanha e, em seguida, escolhe uma data de término para o conjunto de anúncios.

Vantagens da sua utilização:

O Facebook é bem mais consciente no desempenho com esta opção. Ele vai ter o cuidado de ajustar o valor gasto tendo em consideração os resultados da campanha. Se num dia o desempenho for elevado, ele vai gastar mais orçamento naquele dia para tirar o máximo de retorno. Isso também vai reduzir os gastos diários em dias em que os resultados são menos convenientes. No final da duração da campanha, o gasto total será igual ao orçamento definido inicialmente.

Outra vantagem é que a sua empresa pode definir horários e dias em que as campanhas têm um melhor desempenho. Para realizar esta otimização aconselhamos que analise as campanhas anteriormente realizadas. Caso não tenha um claro domínio da análise, recomendamos que deixe o Facebook realizar essa distribuição de forma autónoma.

Desvantagens da sua utilização:

Nesta opção, os gastos diários podem mudar com muita frequência. Pode ser difícil de saber em que altura é que o valor está a ser gasto num determinado dia ou hora. Se a sua empresa pretende ter um maior controlo sobre os seus gastos, esta não é a melhor opção. Caso queira realizar uma campanha de curta duração como, por exemplo, na Black Friday ou no Dia do Pai, esta é sem dúvida a melhor opção de otimização do orçamento.

Esta opção também lhe dá uma sensação de conforto, porque a sua empresa sabe que tem os orçamentos controlados. Muitas das vezes isto é uma desvantagem, porque não existe um cuidado contínuo de analisar os resultados das campanhas.

Além disso, ao definir uma data de fim da sua campanha, o Facebook sabe o valor que pretende gastar num determinado período de tempo, logo isto influencia a forma como ele vai priorizar as suas campanhas.

Se tiver a certeza de que não necessita de realizar alterações no orçamento da campanha esta opção é a mais indicada, mas caso tenha dúvidas talvez seja melhor ponderar utilizar a opção anterior, porque apesar de ser possível fazê-lo nesta opção o desempenho dos seus anúncios podem sofrer alterações significativas nos resultados.

Imagine que, por exemplo, a sua empresa define que os conjuntos de anúncios vão ser apresentados durante uma semana, mas depois decide diminuir para apenas dois dias. O Facebook vai ter de ajustar o valor que tem para gastar de acordo com essas alterações e muitas das vezes até o pode gastar de forma incorrecta.

Conclusões

De uma forma muito resumida, em que momentos deve escolher entre uma opção ou a outra. A sua empresa deve escolher orçamentos diários quando:

  • Pretende maximizar o retorno sobre o investimento;
  • Pretende realizar alterações sobre o orçamento com regularidade;
  • O objectivo é trabalhar o remarketing tendo em consideração os eventos fornecidos pelo Pixel.

A sua empresa deve utilizar a opção de otimização para toda a duração da campanha quando:

  • É necessário apresentar os anúncios durante um determinado período de tempo;
  • A sua empresa pretende apresentar os seus anúncios numa determinada hora do dia ou dias da semana.

Ambas as opções são úteis, dependendo do tipo de campanha e do tipo de objetivo que a sua empresa está a tentar alcançar. Deve escolher a opção de otimização de orçamento que é mais adequada para o seu ecommerce. E na dúvida, teste ambas as opções e verifique qual é tem traz melhores resultados ao seu negócio online.

 


Susana Santos
Susana Santos

Ecommerce & Digital Marketing Consultant