As profissões na área de ecommerce e marketing digital encontram-se entre as mais bem pagas e com mais procura em Portugal. Isto justifica-se pelo facto de ser reconhecido cada vez mais o valor desta área para as empresas.

As remunerações a profissionais na área de ecommerce e de marketing digital aumentaram mais de 6% em 2017. Diretores de ecommerce podem chegar a auferir cerca de 77 mil euros anuais!

É importante perceber quais são as profissões ligadas ao sector digital. Nem todas estas profissões exigem licenciatura, sendo que até já existem cursos profissionais ligados ao ecommerce, marketing digital, webdesign, entre outros, para quem deseja aprofundar conhecimentos.

Top 6 cargos com maior procura em ecommerce e marketing digital são:

  1. Head of digital
  2. SEO e SEM manager
  3. Data analyst
  4. Ecommerce manager
  5. Social media manager
  6. Content Marketing manager

Para além destes existem muitos outros, que se podem adaptar melhor aos teus gostos e características. Abaixo tens uma lista de profissões na área de ecommerce e marketing digital.

Lista de profissões na área de ecommerce e marketing digital:

Gestor SEO – Este profissional tem como objectivo gerir todo o processo de otimização dos motores de busca da sua empresa e/ou dos clientes. O seu trabalho implica conhecimentos técnicos e pesquisa de mercado.


Gestor SEM – Este profissional tem como função gerir todas as campanhas pagas de marketing digital nas diferentes plataformas de pesquisa, em sintonia com o Gestor de SEO.


Data Analyst – Tal como o nome indica, este profissional é responsável por recolher todos os dados das campanhas e estratégias e analisar o nível de desempenho de cada uma, para posteriormente traçar um caminho a seguir em termos de estratégia digital.


UX/UI (User Experience) Manager – Reforça a satisfação e fidelização dos clientes melhorando a utilização, a facilidade e o envolvimento entre o cliente e um website ou aplicação. Avalia se um website ou aplicação faz sentido para o grupo-alvo de utilizadores e faz recomendações sobre como melhorar a eficácia de uma experiência de utilização.


Responsável de Compras de Meios Online – Este profissional procura os melhores espaços na internet para adquirir publicidade para a sua empresa/marca e clientes


Webmaster – Faz a manutenção do conteúdo do site. Verifica a compatibilidade do site com os browsers.


Gestor de Projeto – Organiza os recursos para projetos específicos ou digitais em curso; controla a evolução dos projetos e dá conhecimento da mesma a todos os interessados


Gestor de E-Commerce – Responsável pela gestão do projecto (negócio), definição das estratégias comerciais e gestão da equipa. Será igualmente responsável pela rentabilidade do negócio e pela sua execução, tanto internamente, como no contacto com parceiros. Neste papel é essencial que o profissional faça parte da equipa de gestão da empresa. Será necessário tomar decisões diariamente; por este motivo, deve estar no “chão” das operações e a vivenciar o dia-a-dia do projeto.

Veja os 8 pontos chave necessários para a criação de um projeto de ecommerce.

Social media manager – controla a presença da marca nas diferentes redes sociais. Gere e produz conteúdo e analisa métricas de engagement. Normalmente o social media manager é também gestor de comunidade, sendo a cara da marca e por esse motivo deve de ter um tipo de comunicação que vá de encontro ao posicionamento que a marca quer ter.


Analytics Manager – Controla todos os dados estatísticos do marketing, através de relatórios e auditorias. Pode trabalhar em sintonia com o data analyst.


Content Manager – Este profissional tem como missão criar conteúdo e planear as melhores estratégias, de forma a criar interação e notoriedade com o mercado. Estes conteúdo vão posteriormente servir as necessidades dos SEO e SEM managers.


Digital Account Manager – Este profissional tem como objectivo gerir a conta de cliente e todo o processo digital, sendo a ponte entre agência e cliente final.


Head of Digital – Este profissional deve de gerir toda a estratégia de marketing, na qual visiona todo o processo e problemas no projeto.


PPC Search Manager – Este profissional é responsável pela otimização das bids por cliques, com o intuito de obter mais leads e conversões.


Web Designer – Responsável pelo desenvolvimento de conteúdos gráficos para website, redes sociais, newsletters e outros suportes necessários. O Marketing Digital e a gestão diária de conteúdos para a plataforma de ecommerce exige (pelo menos) uma pessoa dedicada a esta função. Caso a sua empresa fotografe internamente todos os produtos, pode optar por recrutar um fotógrafo que consiga adaptar os conteúdos em vários suportes.


Web Marketer – Responsável pelo desenvolvimento de conteúdos em formato de texto para o website, planeamento e conteúdos para redes sociais, assim como campanhas online em Google Adwords, Facebook Ads, Afiliados e outros meios – de acordo com o Plano de Marketing Digital. É importante referir que o Marketing Digital é muito vasto e que apenas uma pessoa não conseguirá implementar, com a devida eficácia, estratégias e campanhas em todos os meios possíveis. O número de profissionais necessários depende do Plano de Marketing Digital definido previamente. Opte por investir em menos meios numa fase inicial; teste a sua estratégia e solidifique a sua presença digital antes de alargar a sua estratégia.


Consultor de Marketing Digital – é o profissional responsável por realizar diagnósticos de situações com base em análise de dados. A partir dessa observação inicial, será capaz de desenvolver uma estratégia ideal para cada negócio apresentado. Dentro de uma empresa, é extremamente indicado que o consultor nunca trabalhe em detrimento dos próprios serviços, mas sim de um bem comum.


Fotógrafo – Tem como função gerar conteúdo para a marca, sendo que o fotógrafo de produto deve ser cada vez mais valorizado na qualidade da marca e do layout apresentado na loja online.


Customer Care – Responsável pelo atendimento ao cliente em vários formatos – telefone, email, chat (e outros a definir como Skype, WhatsApp, etc). Poderá ser um serviços partilhado com a equipa de customer care, caso a empresa já possua este serviço. Caso possua lojas físicas ou vendas através de outros modelos de negócio, poderá ser interessante recrutar colaboradores que já conhecem os produtos e clientes, para o atendimento da loja online. Defina previamente os países para os quais irá vender os seus produtos; o recrutamento deve ter em consideração as línguas nas quais pretende fazer o atendimento ao cliente.

Soft Skills mais valorizados em profissões de ecommerce e marketing digital

  • Pensamento analítico
  • Elevada capacidade de comunicação
  • Criatividade
  • Trabalho em equipa
  • Pro-atividade e paixão
  • Opinião crítica
  • Experiência anterior em iniciativas digitais

Formação valorizada em profissões de ecommerce e marketing digital

  • Formação universitária nas áreas de economia e gestão
  • Formação em marketing e marketing digital
  • Formação em ciências da comunicação
  • Formação em Photoshop
  • Formação em User Experience
  • Domínio da Língua inglesa e outras

Vai consultando esta página para veres as vagas disponíveis que temos para ti, na área de marketing digital e ecommerce.


Antoine Soares
Antoine Soares

Ecommerce & Digital Marketing Consultant