Nesta edição do Podcast Tudo sobre eCommerce falamos com Sónia Costa, sobre a Conferência Tudo sobre eCommerce que se vai realizar no dia 18 de Maio, na FEUP, Porto.

  • Adicionar feed do podcast Tudo sobre eCommerce: iTunes; RSS.
  • Para descarregar o podcast, clique no ícone “Download” no player acima.
  • Questões

      • Sónia, como surgiu a ideia de criar um evento dedicado ao ecommerce? [00:50]
      • Qual é o objetivo da edição de 2019? O que podem os participantes esperar desta edição? [03:35]
      • O painel de oradores é muito apelativo. O que levou a este alinhamento? [06:25]
      • A edição deste ano traz apresentações em inglês, nomeadamente da Chloë Thomas. Vão contornar essa possível entrave para alguns participantes? [14:20]
      • Além das palestras, vai haver uma área onde os participantes podem interagir com empresas que fornecem soluções de ecommerce e de marketing digital. Qual é o objetivo desta novidade no evento? [14:45]
      • Passando a uma perspetiva mais operacional e logística, como se vai desenrolar o evento? [19:55]
      • Até quando podem ser adquiridos os ingressos e o que está incluído nos mesmos? [25:00]

    Transcrição do podcast

    Nelson Peixoto – Bem-vindos ao podcast Tudo sobre eCommerce. Neste episódio vamos falar sobre a segunda edição da conferência Tudo sobre eCommerce que se vai realizar daqui a menos de duas semanas, no dia 18 de Maio, no Porto. Para falar sobre o evento convidamos Sónia Costa, responsável pela organização e mãe desta ideia de termos um evento dedicado ao ecommerce em Portugal. Sónia, obrigado por vires falar sobre a conferência Tudo sobre eCommerce. Para começarmos gostaria de perguntar como surgiu a ideia de criar um evento dedicado ao ecommerce?

    Sónia Costa – Olá Nelson, antes de mais, obrigado pelo convite e por esta ideia de gravar um podcast sobre a conferência Tudo sobre eCommerce. Não posso deixar de referir que quando te ouço dizer que sou a mãe desta ideia, que no ano passado, na primeira edição da conferência Tudo sobre eCommerce eu estava grávida e, portanto, de facto, que parece que realmente eu sou a mãe da conferência do Tudo sobre eCommerce. Esta conferência como me parece que é fácil de compreender, está inserida no nosso projeto do Tudo sobre eCommerce, onde fazemos várias atividades como por exemplo, esta gravação de podcast, a produção de e-books, fazemos também cursos online e a conferência é mais uma dessas vertentes. Porque é que então surgiu a ideia de fazermos uma conferência enquadrada em todo este plano de atividades relacionadas com ecommerce? Porque também faz parte dos nossos objetivos desde o início educar o mercado. Nós acreditamos que se as pessoas souberem mais sobre ecommerce, se estiverem mais informadas sobre a complexidade de um projeto de ecommerce, vão fazer projetos de ecommerce mais interessantes e todos nós temos a ganhar com isso. A nossa conferência também tenta ser um bocadinho diferente e atenção, aqui tem que fazer uma chamada de atenção, não quero de forma nenhuma fazer competição ou comparação entre conferências, mas a nossa visão é que as conferências que existem se dedicam a muitos temas que estão relacionados com o marketing digital, com a comunicação, eu até há pouco tempo participei numa iniciativa muito interessante da Joana Rita Souza, o Twitter Chat e uma das perguntas que ela colocou lá foi “quando eu quero começar um projeto de ecommerce, começo por onde?”. A comunidade do Twitter respondia e então o que é que as pessoas diziam? Começa por fazer muita divulgação, por fazer muito marketing, por falar a toda a gente do projeto, ou seja, realmente há esta ideia que gira tudo à volta do marketing digital e é verdade, é uma componente muito importante, mas o que nós sabemos é que muitas pessoas desconhecem a dificuldade que é a logística para um projeto ecommerce, a importância dos métodos de pagamento, qual é a legislação, quais são as leis que regem o projeto de ecommerce, a complexidade de escolher de fato uma plataforma que responda às necessidades de nosso projeto ecommerce, até mesmo os transportes. Portanto, nós percebemos cada vez mais e também referimos a isto muitas vezes nos nossos blogposts, por exemplo, que a loja online é a ponta do icebergue e o marketing se calhar pode ser a parte mais visível. Mas um projeto ecommerce de fato tem uma profundidade muito grande e uma complexidade também muito grande. Por essa razão, nós queremos que os nossos oradores venham apresentar às pessoas essas facetas muito importantes de um projeto ecommerce e a visão passou por aí.

    Nelson Peixoto – Qual é o objetivo da edição de 2019? O que é que os participantes podem esperar este ano?

    Sónia Costa – Nós procuramos em cada edição encontrar um tema unificador. Este ano, decidimos que o tema vai ser como acelerar o seu negócio de ecommerce. Nós procuramos convidar oradores que falem um pouco sobre como é que nós podemos fazer crescer os nossos projetos de ecommerce e posso desde já dizer que muito desse crescimento poderá passar pela internacionalização, por exemplo.

    Nós o ano passado quando lançamos a conferência também fizemos num formato um pouquinho de teste para ver se as pessoas gostavam de participar num evento dedicado 100% ao ecommerce e tivemos uma adesão muito interessante e portanto para este ano o nosso objetivo é fazer um evento ainda maior e melhor porque de um ano para o outro nós mantivemos o número de oradores (9 oradores) mas nesta edição já vamos contar com 4 oradores internacionais. Trazemos oradores nacionais para nos dar uma visão nacional da realidade dos projetos de ecommerce e oradores internacionais que nos vêm trazer essa perspectiva internacional dos projetos de ecommerce. Portanto é muito interessante participar na conferência por esse motivo e também porque o nosso networking, não é que seja específico mas acaba por ser um pouco, ou seja, nós procuramos atrair para a nossa conferência não particularmente os estudantes, apesar das conferências se realizarem em universidades, mas mesmo pessoas que trabalham já no terreno como administradores de empresas, CEOs, responsáveis de marketing digital, responsáveis de ecommerce, heads of digital, gestores de projeto, fundadores de startups… Portanto, é muito, muito interessante o networking nesse sentido. Quem participar na conferência vai literalmente estar a conviver com pessoas que têm as suas dificuldades também estão a tentar implementar projetos, ou acelerar-los e torna-se muito interessante que estes ecossistemas entrem em contato um com o outro. Penso que também vai ser interessante este ano uma novidade que temos em relação ao ano passado, que são os stands dos parceiros, onde os nossos parceiros também podem interagir com os participantes e vice-versa.

    Nelson Peixoto – Parece muito interessante. Uma das coisas que eu também reparo no mercado, é que por vezes os projetos e as empresas que estão por trás dos mesmos, não sabem as soluções que existem e é muito interessante nos ligarmos com profissionais da área, que trabalham e partilham as mesmas dores que nós no dia-a-dia, também é importante encontramos novos parceiros que nos permitem exatamente resolver essas dores e em Portugal há muitas soluções interessantes em várias áreas, tanto do ecommerce como do marketing digital, logística, métodos de pagamento… Há pouco, referiste o painel de oradores e eu felizmente tenho tido a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento e a preparação da conferência mais perto e reparei que o painel de oradores é de fato muito apelativo.

    Sónia Costa – Eu considero que os oradores são a alma do evento. As pessoas pagam bilhete e passam um dia num auditório para ouvir aqueles oradores em específico partilharem um pouco do seu do seu conhecimento. Muitas pessoas que nunca tenham participado na organização de um evento podem não ter a noção das horas que se demoram a escolher um painel de oradores, a entrar em contato, a desenvolver as propostas, a negociar e depois a preparar a apresentação. Estamos a falar de centenas de emails e centenas de horas de uma equipa inteira gastas à volta disso.

    Como é que nós escolhemos os nossos oradores? Nós tentamos trazer a palco de pessoas do terreno, pessoas que de facto trabalham em projetos de ecommerce, que já tiveram a sua dose de erros, que já aprenderam com a experiência, que já conhecem a realidade de um projeto ecommerce, que saibam que não basta uma loja online, ou que não basta o marketing digital. Já sabem exatamente todas as componentes que são necessárias e nós procuramos trazer pessoas com case studies reais, para poderem apresentar aos participantes questões em concreto como, eu tinha este problema ou, eu tinha este projeto para lançar, eu tinha este objetivo a atingir e fiz isso assim, assim e assim. Estes foram os meus resultados. Os oradores são escolhidos com base nisso. Mais uma vez não entrando em qualquer tipo de comparação com qualquer tipo de evento, os nossos oradores não são pessoas que normalmente participem em outras conferências enquanto oradores. São pessoas que de facto podem até ser um pouco tímidas porque nunca estiveram em palco. Contudo, é garantido que são pessoas que trabalham na área e que percebem muito da mesma. Posto isto, quem é que vamos ter em palco este ano? Vamos ter o Pedro Santos que ele é o head of ecommerce e mobile da Sony. Ele vai trazer um tema que posso já adiantar, que é o “frictionless commerce”, portanto tenham em atenção que o tema da conferência é como acelerar um projeto de ecommerce, o que leva a que todas estas participações tenham isso em mente. Vamos também trazer Andrea Guedes que é ecommerce manager da Play up que é uma marca de roupa para criança e a Andreia na sua apresentação vai trazer o tema “como acelerar um negócio de ecommerce na vertente B2B” porque também foi um pedido que fomos recebendo tanto o ano passado como este ano, para abordar mais a vertente B2B dos negócios e nós estamos atentos àquilo que nos pedem os nossos participantes. Do Reino Unido vamos ter Chloë Thomas. Ela é fundadora do eCommerce Masterplan e ela tem muitos anos de experiência em trabalhar projetos de ecommerce. Ela acompanha também os clientes no terreno e vive as suas dificuldades e o tema que ela nos vai trazer é “das 100 às 1000 encomendas mês” ou seja, como podemos fazer o nosso negócio de ecommerce crescer nesta forma. Eu própria estou com muita curiosidade de ver estes oradores todos em palco porque de todos os que estão aqui não vi nenhum a não ser o Adolfo que já lá chegaremos. Vamos trazer também ao palco da conferência Andreia Paulo. Ela é head of digital do jornal Público. Ela tem muitos anos de experiência aqui sim sem dúvida na componente do digital. Ela vai-nos falar da “construção da marca antes da conversão”. Também é um tema muito importante, porque obviamente que os negócios de ecommerce vivem da conversão, mas a Andreia vai-nos falar que para chegarmos a esse passo da conversão há muitos passos muito importantes que têm que ser dados anteriormente. De Espanha, vamos trazer a Mercedes Fevre Obarrio. Ela é Senior Business Development Manager da Amazon Pay Ibéria, portanto, para Portugal e Espanha. Nós sabemos, já vimos isto em muitos reports e em muitas conferências, que muitas pessoas quando estão a realizar as suas compras online, por exemplo, abandonam o checkout por questões relacionadas com os métodos de pagamento e então a Mercedes vai falar um pouco sobre o mundo dos pagamentos online e obviamente da solução da Amazon que é a Amazon Pay. Depois vamos ter também a Marta Louzada, a Marta que é head of ecommerce e digital marketing da Sephora em Portugal e nós convidamos a Marta porque ela fez o lançamento do site de ecommerce da Sephora em Portugal, que é uma marca que as pessoas já conhecem muito bem do mundo offline. É precisamente sobre esse tema que ela nos vem falar, ou seja, “online mais offline e como é necessária uma estratégia integrada de marketing para aumentarmos as nossas vendas”. Depois temos o Tiago Correia, CEO da And I Wonder, que é uma marca de sapatos de noiva e cerimónias totalmente customizado pelos seus clientes. E o Tiago vai falar da “captação de investimento para um projeto de ecommerce”, que é também uma parte muito importante de como podemos escalar o negócio de ecommerce se este se prende com esta captação de investimento. Muitas vezes comentamos que pode existir aquela ideia de que a venda online e gratuita, ou é mais barata e não. Vender online e criar um projeto ecommerce necessita de um investimento como qualquer outro projeto. Temos também Adolfo, que eu também já ouvi falar e posso garantir que é um profissional excepcional com provas dadas no mundo do ecommerce. O Adolfo Fernandes é o global program manager e international growth strategy da Google. Ele vai falar sobre um tema espetacular que é “How technology shapes up the way companies scale their business internationally”, ou seja, sobre como é que a tecnologia no fundo, molda e transforma a forma como as pessoas escalam o seu projeto internacionalmente. Obviamente que sendo da Google ele já fez intervenções em fóruns incríveis como o Web Summit e muitos outros. Ele vai trazer muito conhecimento sobre este tema. E finalmente a última oradora que nós anunciamos há poucos dias, que é a Anna Pelkin. Ela é a head of business development do eBay e, portanto, ela vai nos trazer também um tema sobre “escalar projetos de ecommerce online usando, neste caso, a força incrível e a dimensão que tem o eBay para chegar a vários milhões de pessoas diariamente”.

    Nelson Peixoto – Interessante porque o eBay abriu operações há pouco, em Portugal, certo?

    Sónia Costa – Precisamente por acabarem de lançar a versão portuguesa do seu site, para nós faz todo sentido trazermos a palco o eBay para nos falar um pouquinho sobre o seu método de crescimento online.

    Nelson Peixoto – Sem dúvida que é um painel muito interessante e estou expectante para o dia 18 de Maio, quando poderemos ouvir todas estas pessoas com experiência e provas dadas. Numa perspectiva mais operacional, há pouco referiste que vêm oradores internacionais. Como é que vai ser em termos de apresentações? Sei que algumas delas vão ser em inglês, nomeadamente a da Chloë Thomas. Vão contornar esta possível entrave para alguns participantes? Como é que estão a pensar fazer?

    Sónia Costa – Sim, como eu disse há pouco, nós este ano vamos ter quatro oradores de fora de Portugal e, portanto, eles vão fazer as suas apresentações em inglês, são eles a Mercedes da Amazon Pay, a Chloë Thomas, o Adolfo da Google e Anna do eBay. Nós vamos ter um serviço de tradução simultânea. Contactei diretamente todos os participantes que preencheram corretamente o seu email o formulário de inscrição, mas caso tenha um bilhete para a nossa conferência e não tenha prestado atenção a este email e esteja a ouvir agora aproveite, porque quem precisar de tradução de inglês para português, basta dar-nos nota disso e nós teremos depois na altura disponível um auricular para a pessoa acompanhar essa palestra em particular, através da tradução simultânea. Portanto, é um serviço que nós vamos ter, pois, este ano faz todo sentido disponibilizar, até porque, nós queremos mesmo que todos os participantes compreendam a 100% aquilo que o orador está a dizer. Se sentir que o seu Inglês está um pouco enferrujado, basta dizer que precisa da tradução.

    Nelson Peixoto – Além das palestras, como falamos há pouco, vai haver uma área onde os participantes podem interagir com empresas que fornecem soluções relacionadas com o ecommerce ou, que mesmo não sendo de ecommerce, que abrangem esta área como é o caso do Marketing Digital. Qual é o objetivo desta novidade?

    Sónia Costa – Gostaria de aproveitar para agradecer aos nossos parceiros. Nós vamos ter parceiros de várias áreas do ecommerce. O nosso parceiro oficial este ano é a DHL. Todos os ouvintes e participantes da conferência, que tenham necessidade de uma solução de transporte podem no dia do evento conversar com a DHL e tirar as suas dúvidas. Depois também vamos ter o nosso parceiro tecnológico, a Redicom. Mais uma vez nós sabemos perfeitamente que a plataforma de ecommerce é um tema sensível e que suscita muitas dúvidas por isso, mais uma vez, aproveitem ao máximo para interagir com o nosso parceiro tecnológico. Depois gostaria de agradecer também aos nossos parceiros Flag, Havas Media e a Creative Lemons. Estes parceiros também vão estar presentes na conferência com os seus stands. Podem conversar com eles, saber mais sobre fotografia para ecommerce, que cursos podem tirar de ecommerce e marketing digital… Depois vamos ter parceiros por exemplo, como a WebHS que pode explicar tudo relacionado com alojamentos e domínios para ecommerce. Temos também a Boardfy que é nosso parceiro também internacional. Este ano vamos ter um parceiro que chega de Espanha. A Boardfy é um comparativo de preços. Vamos ter em termos de pagamentos, a SIBS (entidade responsável pelos pagamentos multibanco em Portugal) e vamos ter também a euPAGO portanto todas as dúvidas que vocês possam ter em relação a métodos de pagamento, podem ir colocar-lhes e vamos ter também a Swonkie, que é uma plataforma portuguesa de gestão e monitorização de redes sociais e finalmente o E-goi, que é um serviço de email marketing e que também fornece a possibilidade de fazer marketing automation numa perspetiva relacional. Estes parceiros estarão presentes com um stand e o objetivo de termos aqui estes parceiros presentes através do stand foi literalmente porque nós tínhamos muitos pedidos das pessoas que queriam estar presentes na conferência e terem uma forma de poderem comunicar proximamente com os participantes e obviamente que o stand é a solução mais convencional de o fazer. Na FEUP teremos as palestras no nosso auditório e depois sempre que nos dirigimos ao coffee break, vamos passear por aquilo que designa de corredor panorâmico, com umas vistas muito bonitas para o jardim e nesse corredor panorâmico estarão então todos estes parceiros que referi, à espera do vosso contacto.

    Nelson Peixoto – Considero particularmente interessante esta iniciativa e esta dinâmica porque ambas as partes têm interesse. Já vimos que temos aqui um bom conjunto de ingredientes para o nosso evento. E agora gostaria de perguntar de que forma é que os vamos misturar? Como é que se vai desenrolar o evento durante o dia?

    Sónia Costa – Penso que nesta altura já não há qualquer dúvida que o nosso evento vai ser lançado dia 18 de Maio vai ser na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Nós entre as oito e meia às nove e meia vamos fazer o check-in e a receção dos participantes. Eu peço a todos que cheguem cedo, a horas, que tenham o seu código do seu bilhete, pode não estar impresso, pode estar no telemóvel para fazerem um check-in. Eu queria apelar à compreensão de todos para o facto de enquanto o orador estiver em palco a falar ninguém entra, ou sai da sala porque, para além de ser um motivo de grande distração para o orador é crítico reforçar que a sala não é muito grande, vamos estar todos muito próximos uns dos outros. Pessoas a entrar e a sair. é um motivo de distração para o orador, o que nós não queremos. Vamos também estar a filmar e fotografar o evento pelo que todas as entradas e saídas da sala vão causar ruído e alteração na Luz. É também complicado para os demais participantes que chegaram a horas e estão sentados e querem estar concentrados e não querem estar a levantar-se para alguém se sentar no meio da fila. A primeira oradora do dia entrará em palco por volta das nove e meia e será a Marta Louzada da Sephora Portugal, seguida da Andreia Paulo do Público. Cerca das dez e meia vamos fazer o nosso primeiro coffee break, onde vamos então passear pelo nosso corredor panorâmico e interagir com os nossos parceiros até chegarmos lá ao fundo ao café. O nosso coffee break terá duração de meia hora. Depois voltaremos para a segunda sessão da manhã, onde vamos poder ouvir o Tiago Correia da And I Wonder, falar então da captação de investimento para o negócio e por volta das onze e meia o Pedro Santos vai falar e desta forma encerrar amanhã, que não será bem encerrar porque eu também peço a todos que guardem todas as questões, dúvidas que tenham para o painel Q&A, que vai ter lugar entre o meio dia e a uma e vai ser moderado pelo Paulo Faustino, que vai estar à conversa com os quatro oradores que ouvimos e é também neste momento que o público poderá colocar as suas dúvidas, questões, dificuldades, para serem respondidas e debatidas pelos oradores. Depois entre uma e as duas e meia vamos ter o almoço que é livre. Portanto eu recomendo para fazerem as pesquisas de restaurantes nas imediações, fazerem reservas de mesas, porque mesmo sendo uma hora e meia, vai passar muito rápido e não queremos ninguém a chegar atrasado para a segunda parte, que vai ser ainda mais intensa que a primeira, pois vai começar às duas e meia com o pitch da DHL Express, na pessoa do diretor geral, o José Reis. Às três menos um quarto, vamos começar então a terceira sessão do dia. Quem vai abrir é André Guedes, Seguido da Chloë Thomas e termina com Mercedes Obarrio. Temos então no nosso coffee break da tarde às quatro e um quarto, onde vamos mais uma vez passear ao nosso corredor panorâmico e interagir com os nossos parceiros. Voltamos então, para a última sessão do dia, onde vamos ouvir a Anna Pelkin do eBay e o Adolfo Fernández da Google. Momento no qual a conferência ainda não terminou. Entre as seis menos um quarto e sete menos um quarto vamos ter o segundo painel Q&A, desta vez moderado pelo Marco Gouveia. O Marco vai dinamizar as perguntas com os oradores. Lembrem-se que de tarde temos cinco oradores, portanto vai ser muita gente em palco a debater questões sobre ecommerce. Esta parte da tarde vai ser maioritariamente em inglês, portanto vai ser uma parte mais intensa mais complicada de acompanhar. O dia termina, por volta das sete horas. É um dia cheio, contado ao minuto, vai ser muito rápido, mas estou confiante que no final deste dia vamos ter imensa informação para levar para casa, para refletir e para implementar nos nossos negócios.

    Nelson Peixoto – Parece-me que falta apenas uma questão pertinente que é, até quando podem ser adquiridos os ingressos? Existe algum benefício na aquisição desses ingressos, ou terá algum bónus?

    Sónia Costa – Os bilhetes podem ser adquiridos até a véspera da conferência (até dia 17 de Maio à meia noite podem comprar o vosso bilhete). Obviamente que os bilhetes estão à venda no nosso site tsecommerce.com/conferência/bilhetes. Em termos de bónus, comprar um bilhete para a conferência traz muitas coisas boas. A primeira é passar um dia connosco aprender sobre ecommerce. Depois sendo agora aqui mais concreta, quem comprar um bilhete para a conferência vai ter direito às apresentações dos oradores que autorizarem a cedência das mesmas. O mesmo se aplica com o vídeo de cada uma das palestras que vão ser filmadas e depois vão ser disponibilizadas apenas para quem esteve presente. Quem comprar um bilhete para a conferência recebe também com muita antecedência um convite com um desconto para a conferência 2020. Portanto só aqui já temos alguns benefícios muito interessantes em comprar um bilhete para a conferência tudo sobre e-commerce.

    Nelson Peixoto – Muito bem Sónia, mais uma vez agradeço o tempo que disponibilizasse para nos falar sobre o evento. Quem ainda não tem bilhetes pode comprá-los em tsecommerce/conferencia/bilhetes. Nesta página podem ainda saber tudo sobre o nosso evento dedicado ao comércio eletrónico. Muito obrigado a todos os que estiveram deste lado ouvir esta edição do podcast dedicada à Conferência Tudo sobre eCommerce. Para se manterem a par das novidades do mundo do ecommerce e da nossa conferência siga-nos nas redes sociais e subscrevam a nossa newsletter. Por hoje é tudo, até a próxima edição do podcast Tudo sobre eCommerce.


    Antoine Soares
    Antoine Soares

    Ecommerce & Digital Marketing Consultant