Estamos a apenas 4 dias da 2ª Edição da Conferência Tudo Sobre eCommerce, a tomar lugar já no próximo sábado, no Porto. No final da 1ª edição, em Maio de 2018, comprometemo-nos a dobrar a capacidade da sala e a continuar a trazer os melhores profissionais da área em ecommerce e marketing digital, com o objetivo de trazermos mais Oradores internacionais em 2019.

A experiência, know-how e os temas que os Oradores trazem à Conferência TSE são de extrema importância para nós. Queremos trazer os melhores profissionais, que possam partilhar case studies reais com a nossa audiência, em temas de ecommerce e marketing digital acionáveis e práticos.

No artigo de hoje deixamos-lhe um pequeno resumo de todos os 9 Oradores da 2ª Edição da Conferência TSE. Conheça quem são, em que empresas trabalham, a sua experiência e que temas vão trazer para os participantes:

 

Adolfo Fernández

 

Empresa: Google

Cargo atual: Global Program Manager, International Growth Strategy

Adolfo Fernández é Global Program Manager e International Growth Strategy da Google, onde lidera a estratégia de comercialização e a execução dos serviços de Go-To-Market.

Apaixonado pelo papel que a tecnologia desempenha na estratégia empresarial e na sociedade em geral, Adolfo orgulha-se de ser orador convidado em alguns dos fóruns de tecnologia mais prestigiados do mundo, como o MWC, TNW Conference, WebSummit e FYFN. Ainda, colabora também regularmente como orador convidado em algumas das mais prestigiadas organizações educacionais do mundo, como a IE Business School, o MIT Executive Education e a IESE, entre outras.

 

Tema: How technology shapes up the way companies scale their business internationally

 

O Adolfo vai falar-nos como é que a tecnologia molda a forma como as empresas escalam o seu negócio internacionalmente. Vai abordar a forma como a Internet mudou o modo segundo o qual as empresas olham para os seus mercados de atuação. O mundo digital é um mundo sem fronteiras e que cria oportunidades ilimitadas para as empresas.

Anna Pelkin

 

Empresa: Ebay

Cargo atual: Head of Business Development de Israel, Emerging Europe & Africa

 

A Anna lidera o desenvolvimento de negócios do eBay em Israel, na Europa e em África. Com a ajuda da sua equipa, já revolucionaram a forma como o eBay dá suporte a pequenas e médias empresas, criando soluções de integração à medida, incluindo formação profissional, assistência analítica e tecnológica. O objetivo da Anna é trazer esta revolução para Portugal e expôr as empresas portuguesas a um mundo de oportunidades com a ampla distribuição do eBay a 180 milhões de potenciais clientes em todo o mundo.

É formada nas áreas de engenharia e economia com bacharelado em Engenharia Industrial e Gestão pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel.

 

Tema: Business Opportunities in the World’s Largest Shopping Mall

 

A Anna vai abordar as oportunidades que existem para os negócios de ecommerce dentro dos maiores “shopping malls” do mundo, como é o eBay. Vai explicar-nos como construir um loja online no eBay, bem como alguns modelos de negócio de referência para um desenvolvimento e exportação de sucesso, a nível internacional.

 

Tiago Correia

 

Empresa: Andiwonder

Cargo atual: Co-fundador e CEO

 

Tiago Correia co-fundou em 2013 a and I wonder, uma marca de sapatos de noiva e cerimónia. Nessa altura, a and I wonder abordou o mercado português calmamente, com o objetivo de testar o produto e obter feedback. Licenciado em Gestão, paralelamente à and I wonder, Tiago Correia foi durante 5 anos gestor de clientes na banca. No entanto, o crescimento e a exigência do projeto and I wonder, levaram a que desde 2015 se dedique à empresa a tempo inteiro.

Agora, a and I wonder oferece ao mercado o melhor customizador de sapatos para noiva do mundo, onde o consumidor vai poder personalizar os sapatos desde o modelo, ao salto, à cor, às aplicações e até gravar a sola com uma mensagem, imagem ou data.

A internacionalização do projeto é o próximo grande objetivo.

 

Tema: Captação de investimento para um negócio

 

Segundo o Tiago, “todos os investimentos têm um início, uma duração e um fim. É por isso que tem que estar preparado para falar de risco, retorno e liquidez.” A captação de investimento é parte fulcral do arranque de muitos negócios de ecommerce, embora a maioria dos gestores não saibam exatamente a melhor forma de o fazer. O Tiago vai-nos explicar exatamente quais as melhores formas para captarmos investimento para um negócio de ecommerce.

Marta Lousada

 

Empresa: Sephora Portugal

Cargo atual: Head of Ecommerce & Digital Marketing

 

A Marta iniciou a sua carreira, em 2011, como Analista de Marketing e Controller de Gestão na Well’s, insígnia na área de saúde da Sonae. Com o seu gosto pessoal pela área de Marketing Digital, em 2013 fez um curso de Digital, na EDIT. Após o curso, surgiu a oportunidade de integrar uma nova equipa de Desenvolvimento de Novos Negócios na Sonae. Entre os novos negócios estava o e-commerce, área na qual acabou por se especializar deste então. Em 2014 passa pelo universo das startups em Portugal, onde desenvolve a função de Head of Marketing e Business Developer numa startup de e-learning. A sua paixão pelo retalho leva-a a aceitar o convite de voltar à Sonae, onde trabalha a área de e-commerce e digital marketing até 2017.

 

Em 2017, aceita o desafio de lançar em Portugal um dos sites de beleza há muito desejados, o site de e-commerce da Sephora Portugal. Lançado em Março de 2018 e quase a fazer um ano, a Marta desempenha até à data a função de Head of E-commerce and Digital Marketing na Sephora Portugal.

 

Tema: Online + Offline: como uma estratégia integrada de marketing aumenta as vendas

 

A Marta vai-nos falar da importância de integrar as estratégias do online e do offline para aumentar as vendas. Com 87% dos consumidores de beleza a iniciarem a descoberta de produtos online mas mais de 90% a comprarem ainda em offline, todos os canais devem trabalhar em conjunto na jornada do consumidor até à compra, seja esta na loja online ou nas lojas físicas.

 

Mercedes Fevre Obarrio

 

Empresa: Amazon Pay

Cargo atual: Senior Business Development Manager de Portugal e Espanha

 

Bióloga Molecular, trabalhou na sede do Carrefour, em Madrid, na startup de moda espanhola BuyVIP e depois na Amazon, onde se encontra há mais de 7 anos. Mercedes é altamente focada e orientada para resultados, tendo um histórico comprovado ao nível da gestão internacional, coordenando equipas, áreas, departamentos e países.

É responsável pelo lançamento e desenvolvimento do Amazon Pay em Espanha.

 

Tema: Seamless Payment Experience

 

A Mercedes vai abordar a importância de uma experiência exímia de pagamento para a conversão em ecommerce.  “The words that describe amazon pay are: trust, speed and convenience.”

 

Chloë Thomas

 

Empresa: Ecommerce Masterplan

Cargo atual: Fundadora

 

Chloë Thomas é autora de vários best sellers, oradora internacional e apresentadora do podcast eCommerce MasterPlan – todos baseados no seu conhecimento e na sua vasta experiência em estratégia e marketing para eCommerce no mercado do Reino Unido.

Chloë trabalha em marketing online desde 2001 e está profundamente envolvida em projetos de eCommerce desde 2004. Chloë criou o eCommerce MasterPlan para ajudar as empresas a planear, desenvolver e fazer crescer negócios de eCommerce de sucesso, ajudando-as a evitar possíveis armadilhas ao longo do caminho.

Atualmente, Chloë trabalha o negócio tanto do lado do cliente como do lado dos fornecedores, ajudando o primeiro a expandir seus negócios mais rapidamente e ajudando o último a atrair mais negócio do primeiro.

 

Tema: 100 a 1000 encomendas/mês

 

A Chloë vai trazer-nos um tema muito prático e explicar à audiência como pode chegar das 100 às 1000 encomendas por mês em ecommerce. Uma apresentação cheia de exemplos de case studies reais, focada na otimização e conversão. Tópicos acionáveis que poderá, desde logo, replicar no seu negócio de ecommerce.

Pedro Santos

 

 

Empresa: SONAE MC

Cargo atual: Head of Ecommerce & Mobile

 

Pedro Santos é atualmente Head of E-commerce & Mobile da Sonae MC (Continente). Tem liderado e participado em vários projetos e negócios digitais relevantes, acumulando uma experiência alargada em ecommerce e marketing digital. Adicionalmente, é vice-presidente da Acepi – Associação de Economia Digital, mentor em programas de suporte a start-ups, membro de vários fóruns nacionais e internacionais de desenvolvimento de iniciativas com base digital.

É licenciado em gestão, tem um mestrado em ciências empresariais, assim como formação específica extensiva.

 

Tema: Frictionless Commerce

 

O Pedro vai explicar como atingir a liderança entregando aos clientes experiências potenciadas pelo conhecimento. Frictionless Commerce é uma expressão usada para descrever um método que em se usam todos os dados disponíveis do website, dispositivos e apps para integrar oportunidades de compra da forma mais simples e natural possível para o consumidor. O objetivo é que o cliente possa comprar em qualquer lugar, em qualquer contexto, com os mínimos passos e cliques possíveis.

 

Andreia Guedes

 

 

Empresa: Play Up

Cargo atual: Ecommerce Manager

 

Licenciada em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade de Aveiro, iniciou o seu percurso profissional em 2010 no departamento logístico da Salsa. Nos oito anos que se seguiram, desempenhou ainda funções no departamento de Wholesale, no Apoio ao Cliente e por fim, no canal digital da Salsa, onde cimentou a sua experiência em E-commerce e Marketplaces, ao integrar a equipa responsável pela presença online da Salsa.

Desempenha desde Agosto de 2018, a função de E-commerce Manager (B2B e B2C) da Play Up, marca portuguesa de roupa de bebé e de criança.

 

Tema: Acelerar um negócio de eCommerce B2B

 

Este ano, comprometemo-nos também a trazer perspectivas do mercado de ecommerce Business-to-Business. A Andreia vai-nos falar das melhores práticas no mercado de ecommerce B2B, bem como os principais KPI e a importância do pós-venda e dos parceiros tecnológicos.

 

Andreia Paulo

 

 

Empresa: Público

Cargo atual: Head of Digital

 

Andreia Paulo acompanhou os primeiros passos da publicidade digital em Portugal como parte da equipa do SAPO – Portugal Telecom em 2007, numa (re)evolução à velocidade dos avanços da tecnologia e das alterações do comportamento dos consumidores. Aí passou pela área comercial e pela comunicação de marketing, trabalhando sinergias com todas as plataformas digitais do grupo.

Integrou a equipa do Público em 2016, como Head of Digital, assumindo os desafios do Digital agora na perspetiva do publisher, abarcando as diferentes dimensões na criação de soluções de comunicação diferenciadas, inovadoras e eficientes.

 

Tema: A construção (de marca) antes da conversão

 

A construção de uma marca é fundamental para a sua conversão. Hoje em dia estamos muito focados na conversão direta pela facilidade que temos em medir e otimizar a conversão com as ferramentas online. Nesta apresentação pretende-se abordar a importância da construção da marca junto da sua audiência e como ela afeta a conversão a longo prazo.

Saiba mais sobre a Conferência Tudo Sobre eCommerce e compre bilhetes aqui.