Quem está habituado a fazer compras online conhece bem a sensação de receber a encomenda. Sabe que a entrega da encomenda é o momento mais esperado deste processo. É nesse momento que temos pela primeira vez nas nossas mãos aquilo que comprámos online e que finalmente podemos desembrulhar, tocar, experimentar, vestir ou usar!

No entanto, a entrega por vezes não corre assim tão bem. Se a morada de entrega for em casa, obriga-nos a estar presentes na nossa residência numa janela temporal alargada, o que para a maioria das pessoas não é possível. Por vezes, e apesar desta janela temporal alargada, o estafeta atrasa-se ou tem um imprevisto e desencontramo-nos com a encomenda, o que obriga a que se remarque a entrega.

Se a entrega for no local de trabalho, podemos causar desconforto em chefes ou colegas por estarmos a usar a morada da empresa para um fim pessoal. E se todos os colaboradores fizessem o mesmo? E se for numa empresa onde trabalham mais de 100 pessoas? Seria o caos.

Existem inúmeras outras situações onde a entrega pode falhar, causando frustração a quem comprou online e está ansioso por receber a sua encomenda. Um cliente frustrado reclama da transportadora, reclama da loja online onde comprou e pode, inclusivamente, decidir não comprar novamente nessa mesma loja online.

Com o objetivo de dar resposta a estas dificuldades na entrega, de maximizar as entregas com sucesso à primeira tentativa e de proporcionar uma melhor experiência ao consumidor final, foi desenvolvida a ferramenta ODD – On Demand Delivery. Este serviço visa dar ao cliente da loja online mais liberdade para determinar onde e quando deseja receber a sua encomenda.

On Demand Delivery (ODD)

O ODD funciona em seis simples passos:

  1. o cliente é notificado por sms ou email que a sua encomenda foi expedida.
  2. o cliente acede ao ODD através de smart link no seu computador ou smartphone.
  3. o cliente escolhe qual é a opção de entrega que pretende entre as que são disponibilizadas.
  4. a transportadora recebe e executa o pedido.
  5. o cliente recebe uma notificação onde é avisado que a opção de entrega que pediu foi registada e será executada.
  6. a entrega é feita de acordo com as indicações do cliente.

Quais as opções de entrega disponibilizadas?

1. Agendar a entrega

odd-agendar-entrega

Nesta opção o cliente escolhe uma nova data e hora para a entrega, que pode ir até sete dias após a data original pré-definida para a entrega.

2. Dispensar a assinatura

odd-dispensar-assinatura

Esta opção autoriza a transportadora a deixar a encomenda num local especificado pelo cliente, sem necessidade de assinar a receção da encomenda (ex: deixar encomenda na porta das traseiras).

3. Deixar a encomenda com um vizinho

odd-encomenda-vizinho

Nesta opção o cliente indica um vizinho que fica autorizado a receber a encomenda em nome do cliente, que indica à transportadora o nome e morada do vizinho, num limite máximo de duas casas de distância da morada original de entrega.

4. Recolher a encomenda num service point

odd-service-point

Esta opção permite ao cliente recolher a sua encomenda num service point. Um mapa dentro do ODD mostra os services points mais próximos do código postal que o cliente indicar.

5. Morada alternativa

odd-morada-alternativa

O cliente pode pedir à transportadora para entregar a encomenda numa morada diferente e numa data específica, desde que dentro do mesmo país.

6. Guardar durante as férias

odd-vacation-hold

Se o cliente estiver de férias na data agendada para a entrega, poderá pedir uma nova data, desde que seja nos 30 dias seguintes à data original definida para a entrega.

Vantagens do On Demand Delivery

O serviço ODD foi criado para que mais entregas sejam feitas com sucesso à primeira tentativa, aumentando a satisfação do cliente com a transportadora, mas principalmente com a loja online onde fez a sua compra.

Portugal é um dos países onde este serviço já se encontra implementado a 100%, bem como em França, Itália, Reino Unido, Rússia, Brasil ou EUA, países estratégicos para a internacionalização das lojas online portuguesas .

Cada loja online pode determinar quais as opções de entrega que deseja disponibilizar para os seus clientes e pode também incluir o seu logotipo nos emails de notificação que seguem para o cliente.

Esta plataforma de self-service, que dá autonomia e mais opções ao cliente, ao permitir-lhe escolher onde e quando será feita a entrega da sua encomenda, acrescenta valor à experiência de compra e não tem qualquer custo adicional para a loja online que a disponibiliza.

A cobertura praticamente mundial deste serviço, disponível em 50 línguas, permite às lojas online que vendem para todo o mundo garantir níveis elevados e consistentes do serviço.

Experimente como funciona o ODD – On Demand Delivery através desta demo para desktop ou desta demo para mobile.

Quais são as principais dúvidas ou dificuldades que sente na escolha da transportadora para a sua loja online? Partilhe connosco nos comentários para que possamos abordar essas questões em artigos futuros.

 

Este post foi escrito em colaboração com o nosso parceiro DHL Express.

 

Aprenda com a nossa formação online tudo o que precisa de saber para lançar e gerir o seu projeto de ecommerce!

Primeira parte gratuita! Comece já em academia.tsecommerce.com


Sónia Costa
Sónia Costa

Social Media & Digital Marketing Consultant