Category: Content Marketing, Redes Sociais, YouTube

O Youtube é a nova onda de audiência que o seu ecommerce precisa

Escrito por Camilo Coutinho

Um bom profissional de ecommmerce está sempre buscando as melhores fontes de tráfego para aumentar a audiência da boca de funil de sua loja online. Se existe alguma plataforma que existam pessoas interessadas em comprar, ali devemos construir nossa presença para atrair novos usuários e converter em vendas.

Acredito muito que a metodologia ZMOT – Zero Momento Of True – criada pelo Google, nos explica muito bem como esse mundo do marketing de conteúdo pode gerar conversão para lojas virtuais. Em uma análise superficial, o ZMOT é um conjunto de estímulos de conteúdo que antecedem a compra, e os vídeos são um desses estímulos que devem ser criados e distribuídos todos os dias pelas plataformas de seu ecommerce.

Nesse modelo, o YouTube tem um dos públicos mais qualificados para a construção dessa audiência de compradores. Isso acontece pelo estilo de navegação de conteúdo pelo usuário. Enquanto em uma rede social o usuário é impactado por conteúdos parecidos pelos quais já assistiu ou navegou, mesmo sem fazer nenhuma pesquisa (scroll do instagram, ForYou do TikTok, entre outros), no YouTube o usuário é quem deve ir ao encontro do conteúdo através da barra de pesquisa.

Essa navegação do usuário no YouTube nos deixa claro que a audiência está em alguns níveis de consciência a frente na tomada de decisão de compra (zmot), e por essa razão, um vídeo bem roteirizado, otimizado para pesquisas e divulgado, é na maioria dos ecommerces a chave do sucesso de um produto ou uma categoria completa do seu ecommerce.

A própria Zappos, um dos maiores ecommerce de calçados do mundo, começou a criar vídeos para seu ecommerce chegano a mais de 14 mil vídeos internos em seu servidor própria e publicados em seu ecommerce, para conquistar seus clientes na página de produto, ou seja, a um clique antes da compra. Modelo seguido por grandes como Amazon, AliBaba e outros ecommerces pelo mundo.

Entendo que temos poucos ecommerces com esse tamanho e estrutura para investir milhares de euros anuais em servidores para vídeos, e por isso a melhor solução do mercado hoje – e gratuita – se chama YouTube.

Em 2021, segundo o site de dados Statista, 83,8% do consumo de internet nos Estados Unidos foi através dos vídeos, e 90% das pessoas entrevistadas responderam que confiam muito mais em um produto que tem vídeos como um demonstrativo ou mesmo como um auxílio nas primeiras dúvidas sobre o produto.

Talvez você esteja se perguntando como esses números podem impactar o seu ecommerce em Portugal, e a resposta é uma pergunta simples e direta: Se você pudesse saber o que irá acontecer no futuro, você se prepararia melhor? Se a resposta foi sim, então você já entendeu que – mais do que nunca – esse é o momento para fazer os vídeos de seu ecommerce e dominar os resultados de pesquisa antes de toda concorrência, que provavelmente ainda está “dormindo” quando falamos de YouTube.

O potencial que o seu ecommerce pode chegar com uma boa presença de conteúdo no YouTube é incalculável, pois ele não se resume apenas no Youtube. Um bom trabalho de vídeos no YouTube para ecommerce se expande para a grande maioria dos pontos de contato da sua audiência online, como por exemplo:

  • Ranqueamento nas pesquisas no Youtube, resumem a vídeos encontrados 24 horas por dia
  • Ranqueamento nas pesquisas do Google. Sim! isso poucas pessoas utilizam ou sabiam que os vídeos no YouTube também podem ser trabalhados nas pesquisas universais.
  • Inclusão do seu vídeo na página de produto como enriquecimento do descritivo de produto. A sua audiência não precisa somente ler os dados, mas sim ter uma apresentação mais amigável em vídeo.
  • Enriquecimento de vossos artigos nas páginas do seu blog para os robôs de indexação do google.
  • Compartilhamento pelas redes socias, afinal de contas é muito mais atrativo enviar para um amigo um vídeo de como o produto funciona do que uma página com catálogo de vendas.

E esses são apenas alguns pontos principais de conversão.

Compreendo e não escondo que existe um grande trabalho para se iniciar um canal de ecommerce no YouTube, mas diferente dos grandes youtubers que precisam de números exorbitantes para ganhar seus primeiros euros, o seu ecommerce já pode começar a faturar com os vídeos logo aos primeiros uploads.

Isso acontece porque justamente você não está de olho nos anúncios que a plataforma disponibiliza após 4.000 horas e 1.000 seguidores. O jogo de YouTube para quem tem um ecommerce é outro. É um jogo baseado em captura de novos leads qualificados, aumento da retenção do site e blogs, e maior conversão no ecommerce com menor custo por aquisição.

No final do dia o que importa é a quantidade de novos usuários que você é capaz de trazer para seu ecommerce através dos vídeos de maneira orgânica e perpétua, pois enquanto existir a plataforma YouTube, os seus vídeos continuaram aparecendo para pesquisas feitas sobre sua marca e trazendo – de maneira orgânica – mais usuários para seu ecommerce.

Criar vídeos realmente não é algo tão simples quanto uma legenda para instagram ou um post para o seu blog, mas a conversão de um vídeo é 1200% maior do que o mesmo conteúdo em outro formato qualquer (texto, áudio e imagem), segundo a BrightCove.

Então por qual razão não começar agora a fazer vídeos para seu ecommerce, e surfar essa grande onda de audiência que está todos os dias chegando na costa do seu ecommerce? Eu posso afirmar que, assim como as grandes ondas de Nazaré, olhar de fora parece assustador demais, mas a partir do momento que aprender com profissionais especializados, logo estará dentro do mar de vídeos e vendo todos os concorrentes encolhidos, contraídos pelo medo ao pé do farol da encosta, enquanto seus vídeos para ecommerce surfam uma nova audiência, e o melhor, com conversão.

Quer assistir à Palestra do Camilo Coutinho na Conf TSE? Compre já o seu bilhete aqui.