O que são marketplaces

Os marketplaces são plataformas de ecommerce que reúnem vários vendedores e marcas num único local. Estes sites de venda online têm por norma um elevado número de tráfego e são uma excelente forma de entrar em novos mercados e de as empresas serem encontradas no mundo online.

Neste artigo fizemos uma lista de marketplaces por setores que pode utilizar para vender os seus produtos online. Esta lista inclui os principais mercados onde os marketplaces mais atuam e principais categorias de produtos, ou serviços, que disponibilizam.

Marketplaces generalistas

OLX – O OLX conecta as pessoas para comprar, vender ou trocar artigos usados e serviços de uma maneira rápida e fácil para que qualquer pessoa possa publicar um anúncio através do telemóvel ou do computador. Para além de Portugal, o Olx encontra-se em mais 44 países a nível mundial.
Pode verificar aqui as categorias de produtos mais populares em Portugal.

Amazon – A Amazon é um marketplace que permite que pessoas e empresas de todo o mundo vendam produtos novos, ou usados. Em termos de categorias de produtos, a Amazon permite a venda de mais de 16 categorias e vende as mesmas para vários países da Europa, América e Ásia.

Ebay – O ebay é um marketplace que conecta vendedores e compradores, sendo que opera em mais de 190 mercados de todo o mundo e vende mais de 14 tipos de categorias de produtos.

Dott – A Dott é um maketplace português, que permite que as empresas vendam todo o tipo de produtos. Neste momento a Dott vende produtos para Portugal.

KuantoKusta – O KuantoKusta permite que as lojas tenham os seus produtos disponíveis na plataforma e para além disso, permite fazer a comparação de preços dos produtos em diferentes lojas. Tem várias categorias de produtos disponíveis e foca-se no mercado português

Cdiscount – O Cdiscount é um marketplace francês com um dos maiores crescimentos em termos de retorno financeiro do país. Este marketplace vende várias categorias de produtos como tecnologia, TI, eletrodomésticos, eletrodomésticos e alimentos. A Cdiscount vende para países como a Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Itália e Alemanha

Flipkart – É um marketplace indiano que vende mais de 80 categorias de produtos. Este ecommerce foi adquirido em 70% pela Walmart. Vende apenas na Índia.

JD.com – Também conhecida como Jingdong, é um marketplace chinês concorrente da Alibaba que vende várias categorias de produtos. Vende para o mercado chinês e alguns países da Europa, mas não para Portugal. Os principais países onde vende são os Estados Unidos, Israel e Polónia

Wallmart – Este ecommerce tem como principal mercado os estados unidos. Atualmente vendem mais de 35 categorias de produtos.

Mercadolivre – É um marketplace argentino presente em 18 países como o Brasil e a Argentina. Em termos de categorias, possui mais de 80.

Sears – Marketplace dos Estados unidos que tem uma parceria com o Ebay. O principal mercado é os estados unidos e vende desde categorias de roupa a eletrónica.

Alibaba – Marketplace chinês lider em ecommerce B2B, mas que também vende B2C. Em termos de categorias, o Alibaba tem mais de 40 categorias e vende os produtos para mais de 190 países.

Fruugo – Marketplace com sede em UK. Este marketplace vende para vários países, incluindo Portugal. Este marketplace vende mais de 10 categorias de produtos.

OnBuy – Marketplace com sede em UK. Este marketplace vende essencialmente para Uk, mas planeia em estar presente em 140 países. Em termos de categorias, vende mais de 80 categorias de produtos.

Allegro – Este é considerado o melhor marketplace para vender os seus produtos na Polónia. Vende várias categorias de produtos, desde a eletrónica, às categorias de desporto.

Bol.com – É o marketplace principal na Holanda para categorias de produtos como livros, brinquedos, eletrónica e vestuário

eMAG – Marketplace de origem romena que já expandiu para outros países como a Bulgária, Hungria e Polónia. Vende vários tipos de categorias como produtos de supermercado, moda e eletrónica.

Otto – Marketplace germânico que vende os seus produtos em mais de 20 países. Vende mais de 3 milhões de artigos, vários tipos de categorias.

Rakuten – Marketplace focado no mercado francês e está no top 5 maiores marketplaces de frança. Em termos de categorias de produtos, possui livros, produtos eletrônicos, brinquedos. , roupas, móveis, eletrodomésticos e produtos alimentares.

Wish – Marketplace americano que conecta vendedores e utilizadores de mais 130 países. Em termos categorias de produtos, variam desde vestuário a produtos eletrônicos.

AliExpress – Marketplace do Grupo Alibaba. É o site mais popular da Rússia e está presente em muitos mais países. Vende vários tipos de categorias de produtos como Roupa, electrónica e materiais para casa.

Facebook Marketplace – Marketplace do facebook permite comprar e vender todo o tipo de produtos. Esta plataforma tem a vantagem de poder atingir toda a comunidade do Facebook.

BuyinPortugal.pt – Marketplace português que pretende ajudar na exportação de produtos portugueses. Permite a venda de categorias de desde produtos agrícolas a imobiliário.

Custojusto.pt – Marketplace focado no mercado português, onde pode comprar e vender categorias de produtos como Vestuário, Eletrodomésticos, Móveis e decoração, Antiguidades e colecções, Artigos desporto, Bicicleta, Livros, Vinho e gastronomia, Animais, Videojogos e consolas e Telefones.

Marketplaces de moda e calçado

Farfetch – Marketplace português com sede em Uk, focado na venda de marcas de luxo do setor de vestuário, calçado e acessórios. Vende para vários países da Europa, América, África e Ásia.

LaRedoute – Marketplace francês que opera em 26 países e que se especializa em roupa de pronto a vestir e decoração para a casa

Zalando – Marketplace com sede em Berlim, que oferece produtos de fashion e life-style a 17 países europeus.

Overcube – Marketplace português focado na venda de calçado, malas e acessórios. De momento, a Overcube faz envios para todo o território de Portugal e ilhas.

Asos – Marketplace de roupas, acessórios e cosmética que inclui produtos de mais de 900 pequenos negócios de mais de 50 países.

MintySquare – Marketplace de moda que inclui roupa calçado e acessórios. Este marketplace foi desenvolvido com o intuito de promover e comercializar designers de assinatura única.

Spartoo – Marketplace de calçado que está hoje presente em mais de 25 países como a França, a Espanha e a Alemanha.

Marketplaces de casa e decoração

LaRedoute – Marektplace francês que opera em 26 países que se especializa em roupa de pronto a vestir e decoração para a casa.

P55 – Marketplace de leilões de arte decoração e ourivesaria que opera no mercado português.

Marketplaces de produtos tecnologicos

Fnac – Marketplace que se foca essencialmente na venda de produtos eletrónicos. Os principais mercados onde atua são a França, Espanha, Portugal, Bélgica e Suíça

Worten – Marketplace português de produtos tecnológicos focado no mercado português

Game Marketplace – Marketplace com origem no Reino Unido, focado na venda de jogos de consola, telemóveis e computadores para o Reino Unido.

Swappie – Maior marketplace de Iphones recondicionados da Europa do Norte. Está presente em vários países como Portugal e pretende expandir-se para toda a Europa.

Marketplaces de alojamento e viagens

Expedia – Marketplace que faz de intermediário entre hotéis e clientes de todo o mundo.

TripAdvisor Experiences – Marketplace que permite que as empresas que fornecem experiências aos turistas de todo o mundo sejam encontradas por milhões de viajantes.

Airbnb Experiences – Marketplace que permite que os turistas tenham experiências significativas com pessoas locais que se disponibilizam para tal

Marketplaces de Livros

Wook – Marketplace de livros online pertencente à Porto Editora. Vende tanto livros estrangeiros como portugueses.

Marketplaces do setor de artesanato

Etsy – Marketplace americano focado em produtos artesanais e vintage. A Etsy permite que vendas os teus produtos praticamente todos os países do mundo.”

Marketplaces do setor da Saúde

Doctoralia e DocPlanner – São o maior marketplace de saúde do mundo. Estão presentes em 25 países. Este marketplace conecta médicos e pacientes.

Marketplaces de entrega de refeições e outros produtos

Glovo – Marketplace fundado em espanha que faz o pick e shipping de produtos encomendados. Estes produtos podem ir desde as chaves de casa a comida de restaurante. Estão presentes e Portugal e outros países da Europa, África, Ásia e America.

Ubereats – Marketplace Marketplace americano de encomenda de comida. Está presente em vários países da Europa, Estados Unidos, Canadá e outros.

Marketplaces de Setor Alimentar

MercaChefe.pt – Marketplace B2B2C e foi o primeiro marketplace de produtos alimentares em portugal. Esta empresa efetua entregas apenas para portugal.

Bairro – Faz parte da Agri Marketplace, onde se faz o comércio de produtos agriculas em portugal.

Adegga – Marketplace de Vinhos que aproxima os produtores de consumidores. Vendem para portugal e outros países da Europa

Marketplaces de produtos sustentáveis

Planetiers – Considera-se o maior marketplace de produtos sustentáveis. Neste momento vendem para vários países da europa.

Marketplaces de transportes

Uber – A Uber é uma empresa de transporte de passageiros que oferece a aplicação de telemóvel Uber, que pode ser usada para enviar uma solicitação de viagem que é enviada automaticamente para um motorista. Está presente em vários países da europa e estados unidos.

Saiba mais sobre marketplaces nestes artigos:

Ecommerce Marketplaces: Qual A Melhor Estratégia Para O Seu Negócio Online?

Podcast #11 – Lançamento de um projeto de eCommerce – Marketplace

Fontes

Housers
Tsecommerce
Tsecommerce
Julienbuh
Hipersuper
WeTravel
Linworks
MarketplaceBR
Lino-Design
Marketeer
Revista Cargo


Antoine Soares
Antoine Soares

Ecommerce & Digital Marketing Consultant