A identificação e análise da concorrência é uma das principais atividades de um planeamento estratégico do marketing digital. Por isso, é importante conhecer as forças e as fraquezas dos seus concorrentes para poder planear as ações futuras e construir uma vantagem competitiva no mercado.

Os  empreendedores devem levar o tempo que for necessário a identificar os seus concorrentes online e offline. Mesmo que o produto/ serviço seja inovador, é fundamental entender quais as empresas que já estão no mercado a satisfazer a mesma necessidade.

Analisar a concorrência antes definir o plano de marketing digital ajuda os empreendedores a perceber como tornar os seus negócios online mais competitivos e rentáveis.

A identificação de concorrência é uma carência na maioria das empresas, pois muitas vezes são as próprias empresas a negar essa possibilidade. Na verdade este pensamento pode não ser o mais acertado.

Para identificar os seus concorrentes precisa de perceber que estes podem ser identificados por três níveis:

  • Concorrente direto ou interprodutos: são definidos como aqueles que oferecem produtos semelhantes. A Coca-Cola é concorrente direto da Pepsi.
  • Concorrente indireto ou intersegmentos: são definidos como aqueles que oferecem um serviço/produto diferente para satisfazer a mesma necessidade. A Coca-Cola vs água.
  • Concorrente genérico: são todas as empresas que operam no mesmo setor de atividade. Por exemplo, na indústria das bebidas, são todas as bebidas de qualquer marca ou modelo.

Uma das formas interessantes de identificar os seus concorrentes é a análise de uma das áreas do marketing digital: o SEO.  As lojas online que obtêm os rankings mais altos nos motores de busca do setor de atividade da sua empresa são os chamados stakeholders.

Entender como a concorrência trabalha as diferentes áreas do digital ajuda os empreendedores  a tomarem decisões mais assertivas nas estratégias de marketing a adotar para conquistar mais clientes.

O que analisar nas estratégias de Marketing Digital dos seus concorrentes em ecommerce?

Notoriedade e credibilidade da Marca  ( Menções positivas e negativas)

Analisar a notoriedade e credibilidade dos concorrentes ajuda os empreendedores a compreender qual a reputação que a concorrência tem no mercado, junto dos diferentes públicos.

As menções online de uma marca são as avaliações e comentários que os clientes fazem sobre os produtos ou serviços online. As marcas perceberam a importância de aumentar a notoriedade de uma marca online e estão a incentivar os seus clientes a fazer comentários sobre os produtos nas suas lojas online, para aumentar as suas taxas de conversão.

Através desta análise é possível perceber como é que as empresas se apresentam ao mercado, o que comunicam, e quais os públicos-alvos que estão a tentar alcançar. Ao mesmo tempo, é importante avaliar as menções da marca, sejam elas positivas ou negativas.

As menções positivas ajudam-nos a perceber os pontos fortes dos concorrentes, e as negativas oferecem oportunidades de mercado que as empresas concorrentes podem explorar, apresentado soluções que resolvam esses problemas e assim possam conquistar mais clientes.

Redes sociais

Atualmente já existem várias ferramentas que permitem analisar o desempenho online das empresas concorrentes nas diferentes redes sociais onde estão presentes.

Estas análises permitem que compreender  como é que os seus concorrentes estão a:

  • Identificar o público-alvo;
  • Identificar o tom de voz da comunicação;
  • Identificar a estratégia de conteúdos ( ex: temáticas de conteúdos, formato de conteúdos) ;
  • Identificar a dimensão das suas comunidades e a taxa de engagement (partilhas e comentários);
  • Verificar o seu posicionamento através da análise das configurações dos perfis das diferentes redes sociais.

Existem várias ferramentas online que as empresas podem utilizar para analisar os indicadores chaves dos concorrentes. As mais utilizadas são: likealyzer, socialbakers e socialmention.

SEO

para melhor entender as estratégias de SEO que os seus concorrentes estão a utilizar, deve analisar as seguintes métricas com mais detalhe:

  • Principais fontes de tráfego: esta métrica permite que consiga perceber se os seus concorrentes estão a investir em estratégias de tráfego orgânico ou pago, qual o tipo de tráfego e quais os canais que estão a atrair mais visitas à loja online.
  • Palavras-chave e ranking: é importante perceber quais as palavras-chave que os seus concorrentes estão a utilizar e quais as palavras-chave que têm potencial para serem utilizadas mas não estão a ser aproveitadas.
  • O volume de pesquisa por palavras- chaves escolhidas pelos concorrentes, e o seu ranking, é importante para perceber qual o esforço do trabalho a ser desenvolvido pelo departamento de marketing para alcançar visibilidade nos motores de busca de forma orgânica.

Existem várias ferramentas online que facilitam a análise das estratégias de SEO para atrair potenciais clientes às suas lojas online. As mais conhecidas são: kwfinder, semrush e similarweb.

Publicidade Online

A publicidade online hoje em dia é obrigatória.  Perceber quais os canais de publicidade que os concorrentes estão a investir e qual o orçamento gasto para conquistar tráfego revela algumas das suas estratégias que utilizam em paid media.  

É importante também analisar o tipo de anúncios que estão a realizar e como isso influencia a sua posição nos motores de busca, o que vai também ajudar a comunicar melhor com os seus futuros clientes.

Algumas das ferramentas de marketing digital que pode utilizar para investigar as estratégias de PPC do seu concorrentes são: semrush, spyfu e ispionage.

Ecommerce o que deve fazer

Analise a plataforma tecnológica que os seus concorrentes escolheram para vender os seus produtos online antes de escolher a tecnologia que vai utilizar para desenvolver o seu ecommerce.

Nota: Sugiro que leia o nosso artigo sobre os 5 pontos a analisar antes de escolher a plataforma de ecommerce.

A análise do ecommerce da sua concorrência pode demorar alguns dias até estar finalizada. Este canal de distribuição online é extremamente complexo. Sugerimos que analise os seguintes pontos:

  • Estrutura de menus
  • Filtros
  • Segmentos de Mercados
  • Preços
  • Formas de pagamentos
  • Políticas de entregas/ devoluções
  • Experience user friendly (  da facilidade de navegação em diferentes dispositivos tecnológicos)
  • Produtos ( tipologia de produtos disponíveis para venda)
  • Estratégias de fidelização
  • Apoio ao cliente
  • Modelo de negócio e canais de venda

 

Conclusão: antes de definir o plano de marketing da sua empresa, analise a sua concorrência online.

Não é uma perda de tempo, acredite em nós. Não existe um livro mágico de como analisar a concorrência mas espero que o artigo de hoje o tenha ajudado a entender melhor como pode analisar a sua concorrência e aumentar a competitividade do seu negócio.