Neste artigo apresentamos-lhe um guia básico de como fazer keyword research (análise de palavras-chave) para melhorar o SEO da sua loja online.

Quando se começa a trabalhar o SEO de um projeto de ecommerce, um dos pontos de partida é definir as keywords que vamos querer otimizar de modo aparecermos nos primeiros lugares de motores de pesquisa como o Google.

Importância de fazer keyword research

Atualmente, quando se tem alguma dúvida, é normal recorrermos ao Google (ou outro motor de busca) para obter as respostas que procuramos. Colocamos os termos de pesquisa e em retorno o Google envia um conjunto de resultados com várias páginas web para que possa selecionar qual quer visualizar. O Google utiliza as keywords do seu termo de pesquisa para apresentar os resultados que melhor correspondem ao seu interesse.

Por este motivo, é importante para quem tem um site trabalhar as keywords para as quais quer aparecer nos motores de pesquisa.

A keyword research faz-se através da análise dos termos de pesquisa que as pessoas inserem em motores de busca como o Google. É importante ter em atenção que um termo de pesquisa pode incluir várias keywords.

Os tópicos com maior volume de pesquisa na área que o seu negócio atua devem ser aqueles em que deve de criar conteúdo otimizado com keywords de interesse do seu público.

Importância de variáveis que envolvem as keywords

Volume de pesquisas mensais – Na pesquisa de keywords que quer trabalhar no seu site, é importante priorizar aquelas que têm um maior número de pesquisas mensais.

Intenção da pesquisa – Dependendo da intenção de pesquisa o seu cliente pode estar em várias fases do funil de venda.

  • A keyword research reflete o comportamento do consumidor – uma sequência de pesquisas que representam um processo de compra online.
    Isto verifica-se por exemplo, na compra de uma mota. Quando pretendemos comprar uma mota, é provável que comecemos com uma pesquisa curta e genérica, do género “motas”. Depois de analisar vários tipos de motas, pode ter uma preferência e adiciona requisitos como “motas adventure”. Na fase final de intenção de compra a pesquisa torna-se ainda mais refinada como “mota adventure BMW 1250 GS”.
    Isto é um funil de pesquisa, e quanto maior a complexidade do termo de pesquisa, maior a intenção de conversão e menor o número de pesquisas.

Posição atual – Saber a posição atual do seu site para determinada keyword.

Ao fazer keyword research com base no volume de pesquisa, intenção e posição atual, estamos a abordar as questões que a maior parte dos potenciais clientes querem ver solucionadas.

Guia para keyword research

1. Encontrar as keywords mais relevantes para o seu negócio

Se está a fazer a keyword research pela primeira vez, deve fazer uma lista de tópicos e assuntos relacionados com o seu negócio.

Para fazer esta lista de tópicos pode começar por:

  • Anotar os termos de pesquisa mais genéricos em que quer aparecer em primeiro lugar nos motores de pesquisa;
  • Anotar os tópicos mais frequentes do seu blog que escreva regularmente;
  • Quais as dúvidas e questões que surgem em vendas;
  • Analisar a persona e a jornada do consumidor para anotar os tópicos a que deve dar importância;
  • Analisar os tópicos mais abordados pela concorrência.

Com isto vai poder determinar as keywords principais do seu negócio, que posteriormente
vão dar origem às longtail keywords (palavras-chave de cauda longa).

Se já possui o seu site há algum tempo, pode pesquisar as keywords que já geram tráfego para o seu website através de ferramentas como o Google Search Console.

Google Search Console

Para além disso, pode também usar o Google Analytics para analisar quais são as páginas que têm mais tráfego para o seu site.

2. Pesquisar por longtail keywords

As longtail keywords têm baixo volume de pesquisa e são geralmente constituídas por três ou mais palavras.
Depois de decidir os tópicos em que se quer focar, deve de criar keywords para cada um dos tópicos.
Pode fazer isto através de ferramentas como a Keywordtooll.io, que sugerem keywords para diferentes tópicos.

Keywordtool.io

Pode também utilizar o motor de busca do Google, ou o Google Trends para ter mais ideias de keywords e saber quais as tendências de pesquisa das mesmas.

keyword-long-tail

Pesquisas relacionadas
Uma boa forma de preencher keywords para os diferentes tópicos é através do uso de palavras relacionadas. Para isso, pode usar por exemplo o Google.pt e no fundo da página analisar pesquisas relacionadas com a keyword do seu interesse.

Pesquisa Relacionada

3. Verificar a classificação da concorrência para keywords do seu interesse.

É importante analisar as keywords que a sua concorrência dá mais importância e tentar melhorar a sua classificação nas mesmas. Contudo não deve de ignorar aquelas que os seus concorrentes não estão a dar importância. Esta pode ser uma oportunidade para ser superior nessa área de pesquisa.
Uma forma de saber a classificação dos seus concorrentes em relação a determinadas keywords, pode ser através do uso do navegador anónimo do seu motor de pesquisa e analisar a posição dos seus concorrentes. Uma outra opção é através do SEMrush, em que podemos executar relatórios gratuitos que mostram as keywords principais do domínio que você inserir.

Vê aqui a nossa lista de ferramentas de SEO que te podem ajudar a fazer a keyword research para o teu site.

4. Usar o Keyword Planner para reduzir a lista de keywords

Com o Keyword Planner do Google Ads, você pode obter uma estimativa do volume e tráfego de pesquisa para keywords em consideração. Podemos ainda complementar essa informação com o Google Trends para saber tendências e sazonalidade das keywords. Por exemplo, uma keyword pode ter baixo volume de pesquisa, mas pode ser constante ao longo do ano e vamos obtendo tráfego de forma contínua.

O Keyword Planner do Google Ads tem dois tipos de funcionalidades importantes para fazer keyword research.

  • Discover new keywords – permite descobrir keywords novas com base em keywords e url’s de websites que insira.
    Keyword Planner Options
    Aqui é possível fazer a pesquisa através de keywords relevantes e ainda utilizar um Website como filtro, ou, pode realizar a pesquisa introduzindo um website do seu interesse.

Keyword Planner
Como resultado, vai obter ideias de keywords e respetivos volumes de pesquisa. Tenha em atenção o mercado em que está a fazer a pesquisa de keywords.

New Keyword Ideas

  • Get search volume and forecasts – Aqui pode analisar o histórico e volume de pesquisa de keywords do seu interesse.Keyword Search Volume & Forecast
    Aqui, consegue analisar pesquisas mensais, bids de topo de página e tendência de volume de pesquisa.
    Keyword research with google ads

5. Descubra se o site do seu negócio já está posicionado no Google para as diferentes keywords

Através do uso de ferramentas como o SEMrush, podemos analisar o posicionamento do seu website para keywords do seu interesse. Isso será importante para algumas decisões mais à frente, como decidir o que fazer com cada keyword – se produzir conteúdo, otimizar uma página existente, fazer link building ou outras estratégias de otimização de SEO.

6. Descubra a Oportunidade e o Potencial de cada termo

Depois de se saber o volume de pesquisa e o seu posicionamento para keywords de interesse para o seu website, é importante utilizar ferramentas para saber o potencial de cada termo. Podemos fazer isso através de ferramentas como o SEMrush Magic Tool, ou mesmo o Moz.

7. Documente tudo, determine os próximos passos e priorize a produção

Deve criar um ficheiro excel com toda a informação discriminada. Isto vai ajudar a priorizar os passos que tem de tomar de modo a ter mais eficácia na seleção de keywords para otimização de SEO do seu site.


Antoine Soares
Antoine Soares

Ecommerce & Digital Marketing Consultant