Categoria: Facebook

Grupos de Facebook para Ecommerce

Os grupos de Facebook podem ser uma importante mais-valia para o seu ecommerce. Podem ser usados para atrair e convencer potenciais clientes, para construir relações fortes e podem funcionar como incentivo à venda. Manter ou contribuir para um grupo no Facebook é, simultaneamente, uma aposta em social media marketing e em content marketing. Tal como acontece nas restantes redes sociais, o objetivo passa por “ouvir” as conversas que se desenvolvem no grupo e contribuir, de forma positiva, respondendo a perguntas ou fornecendo informações úteis – através de publicações, links para artigos, etc.

Os potenciais clientes que se envolvem com a marca numa comunidade como esta poderão desenvolver (mais rapidamente) uma afinidade com os produtos ou serviços da mesma.
Mais ainda, é comum existir uma sensação de reciprocidade graças à partilha e ajuda que pode oferecer no grupo, o que desperta, por conseguinte, o sentimento de familiaridade com a marca. Em ambos os casos, a relação que constrói com os membros de um grupo do Facebook poderá impactar as vendas do seu ecommerce, sendo uma boa fonte de tráfego e um caminho viável para a conversão.

A este propósito, reunimos as principais boas práticas e recomendações que deverá ter em conta aquando da criação – ou reestruturação – do grupo de Facebook do seu ecommerce.

Boas práticas

#1 Defina as regras do grupo de forma clara e inequívoca

Quais são os objetivos do grupo? O que espera que os membros partilhem? Quais são as diretrizes para a interação entre membros?

O Facebook permite 10 regras públicas para qualquer grupo. Para referência, as sugestões do Facebook para regras de grupo incluem:

  • Incentivar comentários, feedback e conversas positivas;
  • Assumir uma postura firme em relação ao bullying e à incitação ao ódio;
  • Proibição de spam e links irrelevantes;
  • Respeitar a privacidade dos outros membros.

#2 Promova “discussões” diárias

Quanto mais os seus membros falarem, melhor.

#3 Partilhe links de forma constante no seu grupo

Isto irá fomentar a comunicação, o debate, a troca de ideias e soluções para determinados tópicos, o que não só irá aumentar o engagement, como o tráfego do seu site, uma vez que pode apresentar os benefícios que a sua empresa/marca tem para oferecer como resposta ao assunto em causa ou, até, como solução ao problema apresentado.

#4 Demonstre ao grupo que está a par de tudo o que se passa por lá (mas não fale demasiado)

Esteja atento a notificações e respostas, em especial às das publicações e discussões criadas por si.

#5 Enalteça a exclusividade: crie um grupo “fechado”

A popularidade dos grupos fechados não é uma mera coincidência. Estes grupos são frequentemente tratados como “clubes secretos” e exclusivos que promovem conteúdos e ofertas “apenas para si”, para aqueles membros. Manter o seu grupo restrito e coeso assegura a qualidade – e pertinência – da discussão.

#6 Otimize o seu grupo e conteúdo do mesmo para engagement

Tal como deve estar atento ao que impulsiona o engagement na página de Facebook da marca, também deve fazê-lo no seu grupo. Preencheu todas as informações do grupo e incluiu palavras-chave relevantes que o seu público irá pesquisar? A descrição do seu grupo inclui benefícios e uma frase apelativa? A foto de capa é a mais adequada?

#7 Teste diferentes tipos de publicação e formatos de conteúdo

Para descobrir o que mais envolve o seu público, esteja preparado para experimentar diferentes tipos de posts. Isto não só é bom para o algoritmo, como mantém o seu público alerta e evita que as publicações se tornem demasiado repetitivas. Considere publicar:

  • Conteúdo gerado pelo utilizador;
  • Conteúdo interativo (questionários, sondagens…);
  • Diferentes tipos de imagens (gifs, memes e infográficos), etc.

#8 Pesquise no grupo temas comuns e pontos problemáticos

Se precisar de ideias sobre o que publicar no grupo, não procure além das discussões dos seus membros. Quais são as suas preocupações? Em que assuntos precisam de ajuda? Como pode ajudar?

#9 Faça parte de outros grupos de Facebook

Pesquise por outros grupos de Facebook da sua área de atuação, do seu interesse, ligados ao seu setor, adira aos grupos e participe ativamente nos assuntos aos quais a sua empresa/marca pode dar resposta e apresentar benefícios. Após estabelecer alguma relação com esses membros, convide-os a fazer parte do seu grupo de Facebook, se tal fizer sentido.

Recomendações

#1 Inclua um convite para o seu grupo do Facebook nos emails automáticos;

#2 Publicite o grupo nas redes sociais da marca/empresa;

#3 Inclua um link para o grupo na barra lateral de artigos do seu blog;

#4 Inclua um link para o grupo em cada newsletter que enviar;

#5 Convide clientes habituais para o grupo;

#6 Convide os clientes habituais a abordarem tópicos à sua escolha no grupo.

 

Leia mais sobre como tirar partido do Facebook e como otimizar campanhas de Facebook Ads para ecommerce.