Aquando da definição da estratégia de marketing digital, existe muito que aprender da sua concorrência, especialmente aquela que considera ter um melhor desempenho online. Perceber as estratégias-chave que estão a ser usadas pelos melhores concorrentes pode ajudá-lo a obter a informação necessária para ganhar vantagem competitiva. Neste artigo, iremos rever oito boas ferramentas para análise da concorrência, que irão ajudá-lo a perceber e analisar as estratégias dos seus concorrentes para criar campanhas de marketing digital com sucesso.

Antes de explorar as ferramentas de análise, perceba primeiramente como identificar e analisar os concorrentes do seu ecommerce.

Similar Web

A Similar Web fornece-lhe uma grande variedade de informação da concorrência. Pode obter métricas de tráfego e engagement de qualquer concorrente, tal como número de visitas, tempo no site, nº de páginas visitadas ou bounce rate, e também a origem desse tráfego. Assim, a ferramenta irá ajudá-lo a perceber não só o seu desempenho em comparação com outros negócios online, mas também a estratégia de aquisição de tráfego que usam, que lhe possa ajudar a crescer o seu negócio. Ainda, esta ferramenta permite-lhe obter informações que o ajudem nas suas campanhas de PPC e SEO, ao indicar todas as palavras-chave (pagas,  orgânicas, em tendência, etc) dos seus concorrentes. Existem vários relatórios que a Similar web oferece na versão gratuita, pelo que esta ferramenta deve ser uma das que deve ter sempre à mão.

SEMrush

A SEMrush é outra ótima ferramenta de análise da concorrência, embora tenha menos relatórios disponíveis gratuitamente. Tal como a Similar Web, permite-lhe saber quais as keywords com melhor desempenho em que os seus concorrentes aparecem em primeiro lugar, que o podem ajudar a criar uma estratégia de conteúdos com as keywords que geram mais tráfego. Igualmente, ajuda-o na dissecação das estratégias de Adwords dos seus concorrentes, criando um PDF com um relatório completo das campanhas que estão a decorrer. Pode usar esta informação para duplicar as campanhas de mais sucesso da sua concorrência, em vez de gastar o tempo e dinheiro de criá-las de raiz, e depois ajustá-las ao seu negócio até estarem otimizadas.

Buzz Sumo

A BuzzSumo é uma ferramenta de pesquisa que lhe permite saber qual é o conteúdo mais popular na web e onde este é partilhado. Mostra-lhe o tipo de conteúdo que a sua audiência está a consumir, com base nas suas keywords primárias. Portanto, depois de fazer a pesquisa de keywords no SEMrush, use as que têm melhor desempenho e coloque-as no BuzzSumo. O BuzzSumo irá ajudá-lo a perceber quais as plataformas de redes sociais que funcionam melhor para o seu negócio e onde o seu conteúdo terá mais impacto.

Builtwith

A Builtwith dá-lhe um relatório completo da tecnologia usada pelo seu concorrente, dizendo-lhe, não só, a plataforma de ecommerce que está a usar, mas também qual o serviço de alojamento que usam, serviços de email, certificados de SSL, linguagem de programação, ferramentas de publicidade e analytics, entre outros.

Owletter

Esta ferramenta permite-lhe manter-se informado de todos os emails da sua concorrência, sem ter que subscrever com outro email e inundar a sua caixa de entrada, onde não tem visibilidade do que está de facto a acontecer. A Owletter cria-lhe uma dashboard com todos os emails dos seus concorrentes, com preços a começar os 5$/mês para monitorizar 5 websites.

Google Alerts

 

Os alertas do google permitem-lhe ser notificado sempre que algum dos seus concorrentes faça algo de novo. Os resultados chegam via email e permite-lhe ver menções das marcas concorrentes (ou da sua própria marca) em artigos, blog posts e websites. Além disso, pode manter-se informado da sua indústria, ver o que está a acontecer, que keywords e frases usar para novos conteúdos e encontrar novas oportunidades. Apesar de ser uma ferramenta pouco sofisticada, é simples e prática para empresas sem os meios financeiros para gastar mais em ferramentas de análise.

What runs where

Esta é uma ferramenta que lhe vai permitir dissecar todas as campanhas de anúncios pagos (ads) que os seus concorrentes têm de momento, que tipo de anúncios têm e em que locais, percebendo a eficiência que têm e se valem a pena ser replicados. Têm um dashboard muito completo que permite aplicar inúmeros filtros e segmentar as campanhas, com informação que é atualizada 24/7.

Alexa

Fundado há cerca de 20 anos pela Amazon, a Alexa faz um ranking dos sites com base no seu volume de tráfego e proporciona métricas tais como pageviews, bounce rate, tempo em site e alguns dados demográficos. É uma ferramenta bastante ampla para análise de concorrência e para a estratégia de marketing digital no geral, desde corrigir erros de SEO, até encontrar novas ideias para conteúdos.

 

Aprenda com a nossa formação online tudo o que precisa de saber para lançar e gerir o seu projeto de ecommerce!

Primeira parte gratuita! Comece já em academia.tsecommerce.com


Bárbara Costa
Bárbara Costa

Ecommerce & Digital Marketing Consultant