O Instagram é uma rede social fácil de utilizar e criar conteúdos visuais atrativos para qualquer negócio não parece ser uma tarefa difícil. Mas antes disso, é necessário pensar em criar uma estratégia de conteúdos, mesmo antes de começar a publicar no feed do Instagram da sua marca e a tentar vender os seus produtos.

O sucesso não é imediato nas redes sociais. Os profissionais que trabalham diariamente com estes canais de comunicação online sabem que é necessário dedicar algum tempo às suas comunidades e manter um trabalho criativo para construir uma relação com os seus seguidores. Mas existem alguns princípios que todos os profissionais utilizam para aumentar os resultados e, por consequência, as vendas da loja online através desta rede social. Hoje vamos partilhar consigo alguns desses princípios que implementamos nos nossos clientes para que possa melhorar a eficácia da presença online da sua empresa no Instagram.

Quer aumentar as vendas da sua loja online? Aprenda a criar uma estratégia de conteúdos eficaz para comunicar com os seus clientes e potenciais clientes.

Identifique as suas personas

Antes de criar uma estratégia de conteúdos a sua empresa precisa de ter em consideração  quem são os seus clientes e potenciais clientes, ou seja, necessita de definir ou de repensar sobre as suas personas.

Quais as vantagens de identificar as personas para o meu negócio online?

  1. A sua estratégia de conteúdos torna-se mais objetiva

A eficácia da sua estratégia de conteúdos está dependente das suas personas. É errado assumir que todas as pessoas vão estar interessadas nos nossos conteúdos e nos produtos que temos para vender a um determinado segmento de mercado.  Identificar as personas ou as pessoas que estão interessados em comprar os seus produtos, torna a sua estratégia de conteúdos mais objetiva e direcionada.

O investimento de produção de conteúdos visuais é elevado. Antes de realizar um investimento garanta que sua empresa sabe para quem vai comunicar em primeiro lugar.

  1. A sua equipa de marketing está focada em compreender os seus clientes e potenciais clientes

Quando a sua empresa identifica os seus potenciais clientes e clientes consegue criar uma experiência de comunicação mais assertiva  e também uniformizar a mensagem. Os resultados são o reflexo deste trabalho estratégico inicial. Além disso, não dispensa tempo nem dinheiro a produzir conteúdos para pessoas que não estão interessadas em comprar os seus produtos.

  1. A sua empresa tem de facto uma estratégia de marketing

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é assumir que sabe o que os seus clientes querem ou precisam. A única forma de realmente entender isso é fazer perguntas que ajudam a identificar as oportunidades de melhoria do produto, serviço online ou experiência de compra que a sua empresa quer dar resposta, ou seja, satisfazer uma necessidade. Depois de a sua empresa entender quais são os problemas que resolve será capaz de criar estratégias de marketing digital mais eficazes.

Dica: utilize o analytics e os dados estatísticos das outras redes sociais em que a sua marca está presente para recolher os dados demográficos e geográficos do seu público-alvo. Em seguida considere adaptar a sua estratégia de conteúdos ao seu target e aos objetivos do seu negócio online.
Além disso, deve ainda de realizar questionários para recolher informações relevante sobre os seus clientes e potenciais clientes.

Em resumo, a definição das personas ajuda a sua empresa a definir:

  • Os formatos de conteúdos a produzir;
  • As temáticas de conteúdos que vão gerar resultados mais eficazes;
  • O tom de voz da sua marca;
  • O apelo à ação que resulta melhor para o seu negócio.

Análise a concorrência

Analisar a presença dos seus concorrentes online nesta rede pode ser-lhe muito útil na definição da sua estratégia de conteúdos, principalmente se a sua empresa pretende criar uma marca com uma identidade própria, identidade essa que está presente em cada conteúdo que publica no seu feed do instagram.

O que devo analisar no perfil do Instagram da concorrência?

  • A sua proposta de valor (esta informação normalmente está presente na bio do perfil do Instagram);
  • O tipo de conteúdos que publicam (produto; tendências; behind the scenes; inspiracional; motivacional);
  • Hashtags: analise as as hashtags que a concorrência está a utilizar para atrair potenciais clientes;
  • Tom de voz: perceba qual a linguagem que a concorrência utiliza para comunicar com os seus clientes.

Defina as temáticas de conteúdos que a sua empresa necessita de produzir para comunicar melhor com os seus clientes

Antes de definir as temáticas de conteúdos, a sua empresa precisa entender qual é o propósito da sua marca estar presente nesta rede social e quais são os objetivos da sua empresa. As temáticas de conteúdos devem refletir essa proposta de valor.

Digamos que o Instagram é uma rede social que pode ser considerada uma revista de moda, por exemplo, em que podemos dizer que cada post corresponde a uma página que o leitor acabou de virar e a sua bio pode ser considerada a capa de uma revista.  A estratégia de conteúdos visuais comunica essa proposta de valor à medida que o leitor continua a consumir o conteúdo do seu feed do Instagram.

Se as temáticas de conteúdos visuais que a sua empresa publicar no feed do Instagram não forem consistentes com os seus objetivos pode ser extremamente difícil conseguir captar atenção dos seus clientes ou potenciais clientes. Se o conteúdo publicado no feed for confuso e não corresponder às expectativas dos consumidores, a sua marca corre o risco de confundir os seus clientes e perder a oportunidade de construir uma relação a longo prazo.

Quais são os tipo de categoria de conteúdos  que a sua empresa pode criar para aumentar o envolvimento com seus clientes e aumentar as vendas da sua loja online?

Deixamos aqui algumas sugestões das que consideramos serem mais relevantes ter em consideração numa estratégia de conteúdos que o ajude aumentar as vendas da sua loja online:

  • Educativo
  • Entretenimento
  • Tendências de setor ou mercado
  • Testemunhos reais dos seus clientes
  • Inspiracional
  • Motivacional
  • Produto
  • Behind the scenes

Se pretende que a sua estratégia de conteúdos seja eficaz garanta que a sua empresa utiliza pelo menos duas destas temáticas nos conteúdos visuais que produz ou vai produzir.

Que tipo de formatos de conteúdos devo utilizar para comunicar no Instagram?

  • Imagem
  • Video

Se a sua empresa tiver capacidade para produzir os dois formatos de conteúdos recomendamos que utilize ambos. O Instagram é uma rede social muito visual.

Depois de definir as temáticas de conteúdos e os formatos,  está na altura de os organizar. Crie um calendário editorial, pois ele vai ajudar a sua empresa a planear o conteúdo e a garantir que a sua empresa não vai ignorar as datas especiais e alturas relevantes para o ajudar aumentar a interação e as vendas da sua loja online. Além disso,  calendário editorial garante o foco no atingimento de objetivos.

Dica: saiba mais sobre o calendário de datas importantes para ecommerce

Identifique os influenciadores relevantes para o seu negócio

Considere os influenciadores como parte integrante da sua estratégia nesta rede social.  Quer aumentar a exposição da sua marca nesta rede social? Quer aumentar a taxa de conversão? Então não ignore o potencial dos influenciadores. Defina o perfil dos influenciadores que são relevantes para comunicar com os seus clientes e potenciais clientes e entre em contacto com eles através do Instagram. Demonstre interesse no trabalho que realizam com as suas comunidades, fale com eles sobre os seus objetivos e realize parcerias win- win.