ecommerce-lançamento-loja-online
Category: Gestão de Ecommerce, Marketing

Estratégia de lançamento de uma loja online

Quem nos acompanha sabe que, pela nossa experiência no mercado de vendas online, costumamos dizer que a loja online visível para o cliente é apenas a ponta do iceberg. Assim sendo, neste artigo procurámos resumir aqueles que acreditamos serem os principais componentes de uma estratégia de lançamento de uma loja online.

Quais são afinal os requisitos mínimos para fazer crescer e tornar sustentável um negócio de ecommerce? A nossa equipa identificou e trabalha sempre em todos os projetos os 8 pontos-chave na criação de um projeto de ecommerce: o produto, os sistemas, a logística, o transporte, os métodos de pagamento, o apoio ao cliente, a plataforma e a estratégia de marketing digital.

Torna-se rapidamente muito claro que, por trás de uma loja online, há toda uma infraestrutura que tem de ser bem planeada e implementada para assegurar o seu bom funcionamento, bem como para atingir o seu objetivo principal: vender!

Quando falamos em lançamento de uma loja online, acreditamos que muitos empreendedores visualizem imediatamente um website. Qual é na verdade o primeiro passo que se deve dar, ou seja, qual é o primeiro ponto ao qual nos devemos dedicar?

Existem vários fatores que contribuem para que um projeto de vendas online seja um sucesso e consideramos que são esses os fatores a avaliar num processo de decisão de um projeto a este nível. Antes de avançar para a definição do website propriamente dito, existem vários pontos que deve considerar.

Listamos de seguida os principais pontos que deve ter em consideração antes de criar o seu projeto de ecommerce:

  1. Qual é o modelo de negócio?
  2. Qual é a cultura organizacional da empresa?
  3. Quais os serviços partilhados de que o projeto de ecommerce pode usufruir?
  4. Qual é o conhecimento interno para desenvolver e gerir um projeto de ecommerce?
  5. Onde é que a marca já possui notoriedade?
  6. Qual é o orçamento disponível?

Resolvidas estas questões iniciais, fundamentais para o sucesso do seu projeto de ecommerce, deve de seguida compreender quais são então os requisitos mínimos para fazer crescer e tornar sustentável um negócio de ecommerce?

  1. Equipa de gestão do projeto (da qual fazem parte o gestor de ecommerce, o web designer, o web marketer, o apoio ao cliente, o empregado de armazém, o financeiro e o gestor de produto).
  2. Logística & Transportes.
  3. Métodos de pagamento.
  4. Parceiro tecnológico.
  5. Alojamento da plataforma de ecommerce.
  6. Ferramentas de gestão de clientes.

Vemos no mercado que nem todos, ou que poucos projetos, têm um caderno de encargos. Qual é a importância de ter um caderno de encargos para um projeto de ecommerce? Para nós, o sucesso de um projeto de ecommerce depende muito do caderno de encargos, também denominado como RFP (request for proposal).

Defendemos esta abordagem porque o caderno de encargos é um documento onde devemos colocar, da forma mais específica e descritiva que nos for possível, tudo aquilo que pretendemos que a nossa loja online seja no presente e também no futuro. Temos de ter em conta a evolução natural do projeto mas, acima de tudo, temos de colocar neste documento a definição clara do que se pretende do projeto a longo prazo.

O que deve então colocar no seu caderno de encargos, para que fique definido desde o início qual a sua visão para o crescimento e desenvolvimento do seu projeto de ecommerce?

  1. Enquadramento do negócio (incluindo tipologia de produtos a vender, o modelo de negócio e a sua concorrência).
  2. Objetivos de faturação a curto e a longo prazo.
  3. Orçamento disponível para investir.
  4. Data para lançamento do projeto.
  5. Equipa a disponibilizar para a gestão do projeto.
  6. Necessidades de integração com plataformas (ERP, WMS, BI, ou outras).
  7. Número de produtos a disponibilizar e as suas variações (cores, tamanhos, etc).
  8. Gestão de catálogos de produtos, preços, stocks, encomendas e transportadoras – manual ou automatizada?
  9. Idiomas e moedas.
  10. Listas de preços.
  11. Métodos de pagamento.
  12. Gestão de apoio ao cliente.
  13. Gestão de conteúdos.
  14. Integração com marketplaces.
  15. Ferramentas de marketing e de promoção.
  16. Analytics, tracking e reporting.
  17. Layout, conteúdos e navegação da plataforma.

A plataforma de ecommerce, tal como já referimos, é um dos 8 pontos-chave na criação de um projeto de ecommerce.

No mercado existe uma vasta oferta em termos de plataformas de ecommerce, no entanto este é um ponto onde quem quer lançar uma loja online costuma ter dificuldades: devemos começar por testar a venda dos nossos produtos na Amazon, ou optar por uma plataforma gratuita?

Na nossa opinião esta é uma das principais decisões que irá tomar na definição do seu projeto de ecommerce, pelo que consideramos que estas são as questões que deve colocar na escolha da sua plataforma de vendas online:

  1. Quais as integrações que necessito para o meu ecommerce?
  2. Possuo algum software de gestão (ERP- Enterprise Resource Planning) ou de faturação?
  3. Quantos produtos vou ter disponíveis para venda online?
  4. Qual o volume de vendas esperado (quantidade e valor)?
  5. Qual a equipa que terei dedicada ao projeto?

A nossa principal recomendação neste âmbito é que invista numa plataforma que seja escalável e que lhe permita fazer crescer o seu negócio.

Antes do lançamento da loja online propriamente dito, existem várias ações se podem fazer para ir criando buzz à volta da nova loja. Quer se trate de uma marca nova, ou de uma marca que já tem presença offline, será necessário dar a conhecer aos utilizadores que uma nova loja online vai surgir no mercado.

Estas são algumas das ações que pode implementar, para começar a construir uma audiência qualificada e relevante para o seu negócio online:

  1. Invista numa estratégia de produção de conteúdos próprios, para aumentar a notoriedade da sua empresa destacando-a da concorrência, contar a história da sua marca, ou até fidelizar os seus clientes.
  2. Crie uma ou mais landing pages onde os utilizadores se possam registar para serem os primeiros a saber quando a loja online for lançada. Ofereça algo em troca desse registo: um desconto, merchandising, etc.
  3. Invista em publicidade online, nomeadamente em Facebook Ads, para promover os seus conteúdos e landing pages.
  4. Selecione cuidadosamente as redes sociais onde quer estar presente e comece a alimentá-las com estes conteúdos próprios da marca.
  5. Faça parcerias e colabore com influenciadores, para fazer chegar os seus conteúdos a uma audiência mais alargada, mas ainda assim relevante, aumentando desde logo a notoriedade da sua (nova) marca.

Desta forma, quando lançar oficialmente a sua loja online já terá disponível uma audiência qualificada com a qual poderá comunicar e até mesmo, converter rapidamente em vendas.

Como parte de uma estratégia de lançamento de uma nova loja online deve também desde logo definir os principais KPI, para conseguir tomar decisões informadas e medir o sucesso do seu projeto de ecommerce.

No entanto, há KPI que consideramos mais importantes nos primeiros meses de vida de uma loja online:

  1. Visitas ao site.
  2. Percentagem de novos utilizadores.
  3. Número de registos.
  4. Tempo no site.
  5. Páginas por visita.
  6. Taxa de rejeição.
  7. Conversão.
  8. Caminhos de conversão.

Ao longo do tempo estes KPI vão evoluindo, e devem passar de um maior foco na criação de audiências para um maior foco em conversão.

Para concluir, o que não deve mesmo faltar numa estratégia de lançamento de uma nova loja online?

Pela nossa experiência deve começar pela base, isto é, definir e comunicar bem a sua proposta única de valor. Desde o primeiro momento que os seus potenciais clientes devem perceber qual é a sua diferenciação face à concorrência e de que forma os seus produtos vão fazer a diferença nas suas vidas.

É neste ponto que deve começar por investir mais tempo, antes de avançar para outros pontos do seu projeto de ecommerce. Comece então por definir bem o que torna o seu projeto de ecommerce num projeto único e de seguida materialize esse posicionamento estratégico num caderno de encargos bem definido e detalhado, que lhe permita tornar realidade para cada utilizador a sua proposta única de valor.

Quer aprender mais sobre ecommerce? Conheça o nosso curso de lançamento de projetos de ecommerce:

Não perca nenhum conteúdo sobre como criar ou otimizar a sua loja online.

Subscreva a nossa newsletter:
http://eepurl.com/c0z2xb

Siga-nos nas redes sociais:
https://www.facebook.com/tudosecommerce
https://www.instagram.com/tudosobreecommerce
https://www.linkedin.com/company/tudo-sobre-ecommerce