Como já foi referido no artigo de “Como lançar uma campanha de YouTube Ads”, a maioria da população passa uma boa parte do seu tempo online, a ver vídeos de YouTube.

Quando criamos vídeos de YouTube, temos que pensar na audiência que pretendemos atingir. Para isso, devemos de analisar que necessidades os nossos produtos, ou serviços satisfazem e no que é que o consumidor está a pensar quando procura por soluções que nós podemos satisfazer.

Por exemplo, uma loja de bricolage tem clientes que podem estar a tentar reparar uma estante em casa. Para saber como fazer a reparação, o cliente vai pesquisar no YouTube pelo modelo da estante, ou como reparar estantes. Por isso, essa mesma loja pode fazer vídeos onde demonstra como reparar essa mesma estante e, ao mesmo tempo, pode promover o material que utilizou para fazer a reparação. Para além de estar a educar o consumidor, essa loja vai estar a dar mais confiança a potenciais consumidores para comprarem.

Exemplos de Tipos de Vídeos de YouTube que Pode Criar

Dependendo do negócio e dos objetivos, existem alguns tipos de vídeo que podem fazer mais sentido do que outros. Deixo abaixo alguns exemplos.

Testemunhos dos Consumidores

Este tipo de vídeos são entrevistas de pequena duração com clientes satisfeitos, onde os mesmos podem falar do que mais apreciam no nosso produto, ou serviço. Este tipo de vídeos é muito positivo, uma vez que ajuda a aumentar a credibilidade da empresa.

video-testemunhos

Demonstração do produto / serviço

Os vídeos de demonstração são vídeos de pequena duração onde se demonstram os benefícios e a forma de usar os produtos ou serviços da sua empresa.

videos de demonstração

Tutoriais

Os tutoriais são vídeos mais extensos que demonstram e explicam como utilizar um produto, ou várias partes de um produto, ou serviço. Este tipo de vídeo é bom para responder a questões de suporte, ou explicar uma nova funcionalidade do mesmo.

vídeos de tutoriais

Entrevistas a líderes de mercado

Entrevistas com experts da área pode ajudar a aumentar a credibilidade da empresa na indústria em que a mesma está inserida.

Entrevista a Custodio

Análise de casos de estudo ou revisão de projetos realizados

Ao fazer a análise de casos de sucesso de clientes da sua marca, com estatísticas e resultados, vai aumentar a credibilidade da mesma e por conseguinte, vai também aumentar a probabilidade de conversão.

Fazer Lives de YouTube

Os lives são um conceito de vídeo que permite revelar informação sem filtros e em direto aos seus visualizadores. A grande vantagem é a interação que os mesmos podem ter através dos comentários. Posteriormente este vídeo pode voltar a ser visualizado como qualquer outro vídeo de YouTube. Um exemplo de vídeos live foi o webinar feito sobre internacionalização em ecommerce pela Vera Maia.

webinar-internacionalizacao

Videos de blog (Vlogs)

Este tipo de conteúdo é muito utilizado por influenciadores. Consistem em vídeos diários, ou semanais, onde se documenta o dia a dia ou acontecimentos que vão sucedendo. Em termos de empresa, podem ser feitos vlogs onde se resumem em vídeo os acontecimentos empresariais durante o mês.

vlog-empresa

Vídeos de presenças em eventos

Se a sua empresa participa em eventos, seja como patrocinador, ou como orador, pode ser uma boa forma de demonstrar o interesse que o público tem no produto, ou serviço que tem para oferecer.

video-presenca-evento

Criação do vídeo

Depois de determinado o objetivo e tipo de vídeo a criar podemos passar para a criação do vídeo, começando por:

  • Storyboard – é importante criar um storyboard que sirva de guia. Aqui podemos definir aspectos como qual o hook (gancho) a utilizar (algo que agarre a atenção dos visualizadores) nos primeiros 5 segundos de vídeo, e os benefícios que as pessoas vão ter por assistirem ao vídeo.
  • Elementos multimédia a incluir – Deve decidir e preparar slides e gráficos necessários.
  • Comprimento dos vídeos – Depende de quanto tempo é necessário para contar a história de uma forma persuasiva e convincente.
  • Local de gravação do vídeo – pode conter vários locais, contudo, devem ser verificadas as condições de filmagem, como a disponibilidade de luz, eco e outros ruídos a evitar.

Fatores que ajudam na qualidade do vídeo

Acessórios

  • Câmara – A câmara hoje em dia pode ser a do seu telemóvel. Hoje em dia com os avanços tecnológicos quase não se notam diferenças entre filmar com uma câmara fotográfica, ou uma câmara de telemóvel. O importante para YouTube é filmar em modo vertical.
  • Microfone – O som é super importante num vídeo de YouTube. Dependendo dos cenários podem-se utilizar vários tipos de microfones.
  • Tripé – O tripé evita que se produzam vídeos tremidos. Este acessório é especialmente importante quando fazemos vídeos estáticos.
  • Jogo de luzes – Dependendo da zona onde se encontra, é sempre importante haver claridade e por vezes pode ser necessário adicionar luzes para de efeito de profundidade, ou evitar sombra.

Thumbnail do vídeo

Desperte o interesse pelo seu vídeo. Escolha a imagem da sua miniatura com todo o cuidado. A miniatura do vídeo é a primeira coisa que o utilizador vê ao navegar numa página. Por isso, ela deve destacar da melhor forma o conteúdo.

SEO do vídeo

Trabalhe nos títulos, mensagens finais e CTA (call-to-action). Pequenos detalhes como esses podem mudar a forma como determinado utilizador interage com seu vídeo e aumentar sua taxa de visualização.

Fontes
Support Google
Hubspot


Antoine Soares
Antoine Soares

Ecommerce & Digital Marketing Consultant