O SMS Marketing é ótimo para gerar mais vendas para a sua loja online! O seu cliente irá receber uma notificação de nova SMS (e atualmente não recebemos tantas SMS quanto isso, não é verdade) com uma mensagem de texto muito curta e, portanto, muito fácil de consumir, criando grande proximidade entre a marca e esse mesmo consumidor.

Essa proximidade cria-se graças a três fatores:

  1. a SMS é entregue imediatamente e, muito importante, é também muitas das vezes lida imediatamente.
  2. apesar de o SMS Marketing ser o complemento ideal para a sua estratégia de Email Marketing, uma SMS gera uma notificação no telemóvel, que fica visível até a SMS ler lida, o que confere uma taxa de abertura superior à do email.
  3. em muitos telemóveis é possível ler a SMS na totalidade no ecrã sem sequer termos de a abrir e, dessa forma, a mensagem da marca já chegou ao consumidor.

ler sms no ecra sem abrir

No entanto, é preciso usar com moderação um meio tão poderoso e tão próximo do cliente quanto o SMS, pois é precisamente por ser tão próximo que não deve ser usado em demasia.

Uma SMS enviada na hora certa, com a campanha certa, irá ser mais eficaz (do que por exemplo uma newsletter) pois é menos comum e é mais direta. O consumidor vai ser surpreendido e, como tal, terá maior propensão a reagir à mensagem. Mas ninguém iria gostar de receber SMS demasiado frequentes de uma marca.

Conheça as boas práticas para usar o SMS Marketing para aumentar as suas vendas online.

1. Envie SMS apenas a quem deu consentimento

Este é o ponto inicial, exatamente por ser o mais importante. Não envie SMS a quem não deu consentimento para ser contactado dessa forma.

Receber uma SMS de uma marca à qual não demos permissão para nos contactar dessa forma vai causar-nos uma péssima impressão em relação a essa marca.

Mesmo tratando-se de um cliente, poderá ficar incomodado (e sentir o seu telemóvel “invadido”) ao ponto de ponderar não voltar a comprar na sua loja online.

2. Envie SMS apenas com informações urgentes ou importantes

Um dos principais pontos fortes de usar o SMS Marketing é não ser muito comum recebermos SMS, mesmo de amigos e familiares, com os quais comunicamos através de outras plataformas (Whatsapp, Messenger, etc). Precisamente por isso, uma SMS tem o poder de surpreender e captar a atenção do seu cliente.

Por outro lado, como normalmente conversamos com os nossos amigos e familiares através de outros canais, ao recebermos uma SMS já suspeitamos que se trate de uma marca – ou de uma informação importante.

Assim, é fundamental que a SMS (mesmo sendo de uma marca) seja realmente importante: comunique o início de uma campanha bombástica e de curta duração; o lançamento de um produto muito aguardado; reabertura de lojas físicas depois do confinamento, ou abertura de uma nova loja; etc.

3. Use uma ferramenta profissional para enviar SMS

Não caia na tentação de pegar no seu telemóvel da empresa e nos números de telemóvel dos seus clientes para lhes enviar SMS, seja com campanhas, ofertas ou outras comunicações, e fazê-lo “à mão”.

Escolha uma ferramenta profissional para enviar as suas campanhas de SMS Marketing, que faça a gestão das permissões (como mencionei no ponto anterior), e que permita todas opções que indicarei de seguida.

4. Inclua sempre um link para a sua loja online

Nunca desperdice a oportunidade de colocar um link para a sua loja online na SMS. Isto porque se a mensagem enviada despertar a ação no seu cliente, idealmente deverá ter um link para a concretizar nesse momento na loja online.

Se o utilizador tiver de fechar a SMS, abrir um browser, pesquisar o nome da sua marca no Google, etc., a probabilidade de desistir entretanto de concretizar a ação é muito grande, seja porque recebeu uma qualquer notificação, ou porque ao abrir o browser viu outro conteúdo que lhe despertou o interesse.

Não permita nenhum ponto de fuga no caminho entre a SMS e a sua loja online. Coloque sempre um link direto para o produto ou para a campanha que refere na sua mensagem.

5. Personalize a SMS com o nome do cliente

Exatamente por ser um meio de comunicação tão próximo do seu cliente, deverá personalizar as SMS que envia, dirigindo-se aos clientes pelo seu nome. Desta forma a comunicação parecerá ainda mais personalizada, próxima e relevante, escrita para aquela pessoa em particular e mais nenhuma.

6. Envie SMS a relembrar o pagamento por MB

Um dos principais dramas das lojas online portuguesas são os pagamentos por referência multibanco que ficam pendentes durante dias. É muito importante que inclua na sua estratégia de SMS Marketing o envio oportuno de lembretes sobre o pagamento por multibanco pendente.

Inclua urgência na SMS, referindo quanto tempo o cliente dispõe para finalizar o pagamento e avise ainda que, ultrapassado esse tempo limite, a encomenda será cancelada.

7. Inclua sempre um CTA na SMS

Como em todas as comunicações da sua loja online, também as suas SMS devem incluir um CTA (call to action).

Exponha a sua oferta de forma curta, simples e direta e termine a SMS com um apelo à ação: agarre os seus favoritos, saiba mais, compre agora, reserve, aproveite, contribua, entre muitas outras possibilidades.

8. Envie sempre um SMS de teste para o seu telemóvel

Resista à tentação de enviar uma SMS para a sua base de dados sem enviar antes um teste e visualizar como fica o texto final quando visualizado num telemóvel. Envie também para outros colegas da equipa, para que visualizem nos seus telemóveis.

Tenha extra cuidado com caracteres especiais, incluindo com o símbolo de €, e também com emojis. Não deve incluir este tipo de caracteres nas sus SMS, pois irão desformatar o texto.

9. Analise o desempenho das suas campanhas de SMS Marketing para melhorar a sua estratégia

Qual a melhor hora para enviar as suas SMS? Qual o melhor CTA? Qual a SMS que gerou mais vendas online? Só saberá responder a estas e a outras questões se analisar o desempenho das suas campanhas de SMS Marketing e ajustar a sua estratégia em conformidade.

Analise com o Google Analytics as horas que geram mais visitas ao site, mais tempo a navegar nas páginas e maior conversão. Desta forma, irá poder afinar os seus envios de SMS Marketing.

Para o poder fazer devidamente, inclua parâmetros UTM no link CTA da sua SMS. Idealmente, isto deve ser uma funcionalidade da sua plataforma profissional de SMS Marketing.

10. Erros acontecem, assuma-os e dê a volta por cima

sms erro shaecoUm dia na Shaeco aconteceu o “impensável”: todos os nossos clientes receberam uma SMS a dizer “bla bla wiskas compra já”.

Para além de todos os elementos da equipa a terem recebido (mas, sinceramente, pensámos que se tratava de um envio de teste), imediatamente começamos a receber prints e outras mensagens de conhecidos, e até de clientes, a perguntar o que se tinha passado connosco, se tínhamos sido “pirateados”.

Tratava-se de facto de uma mensagem de teste, mas que ficou agendada na plataforma de envio e, no dia e hora marcada, seguiu para toda a base de dados.

Tivemos de pensar rápido e, depois do pânico inicial, arranjamos uma campanha que nos permitisse ganhar alguma coisa com este erro. O código WISKAS-10 passou a dar 10% de desconto na nossa loja online durante 24 horas e, de facto, muitos clientes acabaram por comprar naquele dia usando esse incentivo extra.

Plataformas portuguesas de SMS Marketing

SMS Online

SMS Online

e-goi

e-goi sms marketing

u send it

u send it sms marketing

ctt Ads

ctt ads sms marketing


Sónia Costa
Sónia Costa

Social Media & Digital Marketing Consultant