Como otimizar campanhas de Facebook Ads para ecommerce

Para conseguir otimizar campanhas de Facebook Ads em ecommerce, é necessário que, primeiramente, compreenda como é que as campanhas e os anúncios funcionam dentro do Facebook. O cansaço dos anúncios de Facebook é uma das grandes dores de cabeças das empresas que trabalham diariamente com esta fantástica ferramenta de publicidade. O que significa cansaço de anúncios em Facebook Ads?

Esta é uma expressão que usamos para dizer que o público-alvo já viu demasiadas vezes consecutivas os seus anúncios nos seus feeds. Isto significa que as mensagens já são filtradas de forma automática pelo seu público-alvo. As audiências saturadas são muito comuns no Facebook Ads.

Hoje vamos partilhar consigo como pode evitar audiências saturadas e como otimizar as suas campanhas de Facebook Ads para ecommerce.

Quais os riscos de uma audiência saturada?

Os riscos são elevados, e muitas das vezes as empresas demoram algum tempo a recuperar destes erros. Quando identificamos num cliente este problema facilmente percebemos que vamos ter de alterar um processo que não vai gerar resultados nas próximas horas. Pode levar mesmo alguns meses a solucionar o problema e a eliminar um histórico já criado dentro do Facebook Ads.

Assim, podemos dizer que os principais riscos de uma audiência saturada para um negócio de ecommerce são:

  1. O seu público-alvo pára de reparar nos anúncios da sua marca nos seus feeds de notícias – simplesmente ignoram ou carregam na opção de ocultar os anúncios para não os voltar a visualizar;
  2. O seu público-alvo deixa simplesmente de clicar nos seus anúncios, pois os que estavam interessados no seu produto ou serviço já clicaram antes;
  3. Os custos com as campanhas de publicidade aumentam e a sua empresa vai gastar dinheiro sem adquirir novos clientes;
  4. Os custos com campanhas de publicidade aumentam e a sua empresa vai ter de realizar um maior investimento para continuar a vender os seus produtos online.

Como é que podemos evitar o desgaste das audiências em Facebook Ads?

A resposta é simples.  A sua empresa necessita de otimizar as suas campanhas com frequência e controlar os indicadores de desempenho dos anúncios de acordo com cada um dos objetivos das campanhas. Otimizar é a palavra chave para evitar problemas futuros.

Como é que posso otimizar as minhas campanhas de Facebook Ads para ecommerce?

Para conseguir otimizar as suas campanhas para ecommerce a sua empresa precisa de perceber quais as métricas que deve acompanhar em cada campanha criada. Deixamos-lhe as métricas que, pela nossa experiência, são essenciais para diminuir o custo das suas campanhas e atingir um maior resultado com o mesmo investimento:

  • CTR ( % de vezes que as pessoas viram o seu anúncio e realizaram um clique);
  • Frequência ( o nº de vezes que cada pessoa visualizou o seu anúncio);
  • Classificação de Relevância ( estima a forma como o seu público-alvo está a responder aos seus anúncios);
  • CPC ( o nº de cliques realizados nos seus anúncios);
  • Alcance ( o nº de pessoas que viram os seus anúncios pelo menos uma vez);
  • Impressão ( o nº de vezes que os seus anúncios foram apresentados no feed do Facebook);

Agora que já sabe as métricas fundamentais de todas as campanhas vamos-lhe explicar como deve monitorizar cada uma delas para otimizar as suas campanhas de Facebook Ads.

CTR

CTR Facebook Ads

O Facebook analisa a eficácia dos seus anúncios a partir do CTR. Esta é uma das métricas mais importantes. Consideramos, com base na nossa experiência em analisar várias campanhas de Facebook Ads, que um bom CTR encontra-se sempre acima dos 3%. Para melhorar este indicador a sua empresa deve realizar duas ações:

  • Alterar o público- alvo;
  • Alterar a imagem e o copy dos anúncios da sua campanha.

Classificação de Relevância

A classificação de relevância dos anúncios no Facebook é uma pontuação em escala de 1 a 10 que mostra a sua empresa relevância que o seu anúncio tem para um determinado público-alvo. É considerada a métrica mais importante para o Facebook. É através desta métrica que o Facebook calcula o valor que a sua empresa vai pagar quando os seus anúncios forem exibidos para o seu público-alvo.

Classificação por Relevância - Facebook Ads

Quanto maior a classificação de relevância menor será o valor que a sua empresa vai ter de pagar para aumentar as suas vendas online. Para melhorar este indicador a sua empresa deve:

  • Alterar o público- alvo;
  • Alterar a imagem e o copy dos anúncios da sua campanha.

Frequência

Acompanhe e controle a frequência dos anúncios do Facebook.  A frequência é a métrica que lhe vai indicar a saturação da audiência. Recomendamos que a mantenha entre 1 e 3. No entanto, caso a sua empresa esteja a realizar campanhas de remarketing ou a utilizar um público mais restrito, pode aumentar ligeiramente a frequência dos anúncios. Se a frequência da campanha estiver elevada, mas não estiver a gerar qualquer retorno, recomendamos que a desligue de imediato. Se, por outro lado, a frequência da campanha estiver elevada, mas o custo por ação for razoável recomendamos que a mantenha a campanha ativa.

Frequência - Facebook Ads

CPC

O CPC de uma campanha mostra-nos quanto custa, em média, cada clique numa ligação. É um indicador utilizado no setor da publicidade online que estabelece a eficácia e o desempenho dos anúncios. Quanto menor o CPC melhor será o seu desempenho nos anúncios.  Normalmente, um CPC elevado implica um CPC Link ainda mais elevado. O valor do CPC varia de mercado para mercado e de segmento para segmento. Nesta métrica não lhe conseguimos dar a certeza do que é um CPC baixo ou elevado porque este depende do setor de atividade da sua empresa e das outras métricas mencionadas anteriormente.

De forma a obter resultados com orçamentos mais baixos e pagar menos, a sua empresa precisa de otimizar as campanhas de Facebook Ads com frequência.  Deve olhar para estas métricas, no mínimo, de 3 em 3 dias, ou criar as regras de automatismos em facebook ads que lhe envia notificações sobre alterações nestes indicadores.

Saiba mais sobre automatismos para Facebook Ads no nosso artigo.

A otimização de anúncios no Facebook é um processo contínuo, em que a sua empresa deve criar relatórios com frequência de forma a definir os objetivos que pretende atingir com estas otimizações. Não se esqueça de configurar o pixel do Facebook para conseguir acompanhar com mais eficiência os resultados e o retorno sobre o investimento em campanhas de Facebook Ads para ecommerce.

Caso tenha alguma dúvida, fale connosco e deixe-nos o seu comentário a seguir ao nosso artigo.

Quer aprender mais sobre ecommerce? Conheça o nosso curso de lançamento de projetos de ecommerce:

Não perca nenhum conteúdo sobre como criar ou otimizar a sua loja online.

Subscreva a nossa newsletter:
http://eepurl.com/c0z2xb

Siga-nos nas redes sociais:
https://www.facebook.com/tudosecommerce
https://www.instagram.com/tudosobreecommerce
https://www.linkedin.com/company/tudo-sobre-ecommerce