O Instagram tem hoje mais de 1000 milhões de utilizadores ativos mensalmente, sendo uma das principais redes sociais. Ao longo dos últimos anos, esta rede social tornou-se numa oportunidade para as empresas que pretendem aumentar as suas vendas online. No artigo de hoje, vamos explicar-lhe como é que pode melhorar os resultados nesta rede social através da otimização de um processo simples: a bio do seu perfil do Instagram.

Se está a ler este artigo é provável que já tenha uma conta no instagram, mas se por acaso a sua marca ainda não tiver uma presença activa nesta rede social pode e deve continuar a ler. Acreditamos que os 5 pontos apresentadas neste artigo se adequam as ambas as situações, se por um lado já tem uma conta pode melhorar o seu perfil, se por outro lado ainda não tem pode começar já aumentar a eficácia da sua estratégia nesta rede social.

Existem dois pontos fundamentais a ter em mente na utilização do Instagram para ecommerce, são eles:

  • A estratégia de conteúdos visuais
  • O perfil da sua marca

Hoje vamos falar-lhe da importância de  otimizar o perfil do Instagram da sua marca para que a sua empresa consiga garantir que está aproveitar todas as oportunidades desta rede social na sua estratégia de marketing digital.

Manter um perfil atualizado de acordo com os objetivos da sua empresa permite à marca manter uma coerência e eficiência dos resultados que pretende alcançar no Instagram.

A sua empresa já tem uma conta profissional no Instagram?

Antes de falarmos dos pontos que a sua empresa necessita de ter em consideração para criar um perfil nesta rede social ou até mesmo otimizar um perfil já criado, vamos explicar-lhe as vantagens de ter um perfil ou conta profissional no Instagram.  Quando uma empresa realiza a transição da sua conta pessoal para a uma conta profissional, ela passa a usufruir das seguintes funcionalidades:

  • Análise detalhada do desempenho da sua marca.
  • O acesso a outras funcionalidades, como por exemplo de contacto.
  • A possibilidade de fazer campanhas de publicidade tendo em consideração os resultados das suas publicações.
  • A possibilidade de poder incluir links/urls de destino no Insta Stories do Instagram que direcionam para a sua loja online (esta funcionalidade apenas está disponível para contas com mais de 10.000 seguidores).

A sua empresa poderá mudar a qualquer momento a sua conta de perfil pessoal para um perfil profissional. No entanto, é importante estar consciente que todos os anúncios criados até a data serão desativados, e os dados estatísticos das publicações serão eliminados, mas o conteúdo publicado transita para o seu perfil profissional.

Quando estamos a criar ou otimizar um perfil para a nossa marca no Instagram, existem cinco pontos que devemos ter em consideração, são eles:

Ter um username correto

 

O username da sua marca deve ser fácil de identificar e pesquisável dentro da rede social. Caso o seu username não tenha em consideração estes dois critérios tente alterá-lo. O processo é bastante simples. Sabemos que, muitas das vezes, o nome da nossa marca já está a ser utilizado e não nos é possível garantir a coerência do nome em todas as redes sociais. Caso se encontre nesta situação sugerimos que crie um nome relacionado com o conceito de marca.

Ter uma foto de perfil otimizada

Lembre-se: a foto de perfil é a primeira coisa que os seus clientes e potenciais clientes vão ver.  Considere usar o logotipo da sua marca e garanta a consistência da comunicação em todos os canais online.  Verifique se a imagem preenche todos os requisitos sugeridos pelo o Instagram. As dimensões de referência são: 100px  X 100px. Em alguns casos podemos usar as dimensões máximas – 200px x 200px, mas não é o recomendado porque dificulta a leitura da imagem em dispositivos móveis.

Subtítulo otimizado para SEO

Aumente a probabilidade da sua marca ser encontrada pelo os seus clientes ou potenciais clientes quando estes pesquisam no feed do Instagram. A sua empresa precisa de saber que no subtítulo do seu perfil pode (e deve) usar keywords ou termos de pesquisa que sejam relevantes para o seu negócio online. A sua marca tem 33 caracteres para otimizar o SEO do seu perfil. Seja criativo e não perca esta oportunidade de aumentar a sua relevância em termos de pesquisa.

 Bio com uma descrição clara da sua marca ou da sua empresa

A bio tem 150 caracteres no máximo. Por isso, a sua empresa necessita de escrever uma descrição direta e convincente. Diga aos seus clientes e potenciais clientes o que é que a sua empresa faz ou qual a proposta de valor que vai encontrar nesta rede social, que não encontra em mais nenhum canal de comunicação da marca.

Além disso, tire proveito das hashtags, dos emojis e acrescente um link mensurável para a sua loja online. A vantagem de utilizar hashtags na bio do seu Instagram é simples: no Instagram os utilizadores podem seguir hashtags, o que aumenta a possibilidade da sua empresa ser vista no Instagram ou até mesmo de ser encontrada com mais facilidade, ou seja, aumenta a visibilidade da sua marca dentro da rede social.

Em resumo, a sua bio deve:

  • Destacar informações relevantes para o seu negócio como por exemplo, entregas gratuitas caso o seu objetivo seja aumentar as vendas;
  • Usar hashtags da sua marca ou de parcerias relevantes;
  • Incluir um apelo ação;
  • Usar emojis para dar destaque ao apelo ação;
  • Usar um link na bio para tirar uma maior partido do Instagram para a sua marca .

Call to action com url mensurável

Como já referimos anteriormente neste artigo, a bio do seu perfil  é o único sitío no Instagram em que a sua empresa pode colocar um url, o que aumenta a probabilidade de vendas da sua loja online. Em ecommerce é normal existir a necessidade de se alterar o url de destino de acordo com a estratégia de comunicação definida semanalmente ou mensalmente.

É fundamental que a sua empresa seja criativa no copy usado na descrição. Não se esqueça de apelar à ação que deseja que um cliente ou potencial cliente realize ao clicar no url destino. Vamos dar-lhe um exemplo de forma a que consiga entender melhor o que pretendemos dizer:

  • Se a sua empresa está a realizar uma campanha em que objetivo é aumentar a base de dados da sua loja online, deve ter o cuidado de alterar o url de destino para um url personalizado de uma página de destino que apresente de imediato quais as vantagens de a pessoa subscrever a sua newsletter. Aumente a eficácia da conversão melhorando a experiência do consumidor.

Dica: Saiba como usar os parâmetros de utm do analytics correctamente 

Esperamos que este artigo o ajude aumentar a eficácia da sua estratégia de marketing no Instagram. No próximo artigo, vamos falar sobre a estratégia de conteúdos visuais para Instagram. As nossas dicas já ajudaram outras empresas a resolver este problema. Deixamos-lhe alguns exemplos de marcas para que se possa inspirar na criação ou optimização do perfil da sua marca online.

 

Contas Instagram para Ecommerce


Susana Santos
Susana Santos

Ecommerce & Digital Marketing Consultant