Hoje em dia, temos de ser pró-ativos no que toca a obter a atenção de potenciais clientes que já conhecem a nossa marca, mas também daqueles que ainda não conhecem. Para isso, devemos estar presentes onde os nossos clientes passam mais tempo.

Fazer anúncios de YouTube é uma forma de garantir que o nosso público-alvo vai encontrar o conteúdo de vídeo que criamos, uma vez que existem mais de mil milhões de utilizadores e, em média, o grau de atenção prestada a um anúncio na plataforma é 84% superior quando comparado com um anúncio de TV.

Outros dados que o podem convencer da importância do canal de YouTube é o facto de ser mais visto do que os principais programas de televisão combinados em horário prime no segmento de idades entre os 18 e os 49 anos . Adicionalmente, 64% dos compradores online dizem que o YouTube influencia as suas decisões de compra, segundo dados da Google.

Ver mais dados estatísticos do YouTube.

Posto isto aqui ficam os tipos de campanhas de YouTube que podemos fazer:

Tipos de campanhas de YouTube que se podem criar:

TrueView Ads / Skippable

Este tipo de anúncios tem este nome porque apenas se paga pelo anúncio se o utilizador visualizar ou se interagir com o anúncio. Se o utilizador clicar em skip antes do vídeo acabar não pagamos pelo anúncio.
Existem dois tipos de TrueView Ads que podemos utilizar de modo a optimizar o canal de YouTube:

Video Discovery Ads

  • Estes anúncios aparecem na homepage do YouTube, nos resultados de pesquisa do YouTube e na parte de vídeos relacionados

Discovery Ads

In-Stream Ads

  • As TrueView In-Stream Ads são os anúncios de vídeo que se apresentam antes do vídeo que o consumidor deseja ver.
  • Por vezes os utilizadores podem fazer skip se desejarem, após 5 segundos
    Estes anúncios podem ser customizados com vários tipos de CTA’s e textos por cima do vídeo.
  • Estas campanhas de vídeo podem incluir pessoas, diálogos e música desde que haja permissões, ou sejam royalty free.

In Stream Ads

Non-skippable video Ads

Este tipo de anúncios de vídeo podem ser reproduzidos antes, no meio ou no fim do vídeo que os espectadores desejam ver, com a diferença que tem de ser visto até ao fim.

Bumper Ads

Este tipo de anúncios são os mais curtos, tendo apenas 6 segundos. Eles aparecem a potenciais utilizadores antes do começo do vídeo que os mesmos desejam ver.
As Bumper Ads são um complemento excelente numa campanha de vídeo maior, por exemplo no lançamento de um novo produto, ou de um evento.
Como o vídeo é curto, é importante incluir apenas os componentes que deseja que a sua audiência se lembre.

Bumper Ads

Ver exemplos de Bumper Ads.

O que ter em conta antes de criar anúncios de YouTube

Antes de fazer campanhas de YouTube é importante definir e implementar alguns parâmetros, de modo a não desperdiçar o seu dinheiro e ter o melhor retorno possível.

Definir métricas e objetivos

Quando se analisa os resultados das campanhas deve-se ter em conta métricas de performance chave.

  • Número de impressões;
  • Número de visualizações – ( se o utilizador visualizar o seu anúncio por mais de 30 segundos, o YouTube conta como uma visualização);
  • Taxa de Visualizações – (número total de visualizações a dividir pelo número de impressões) ou seja, o número total de pessoas que viram o anúncio quando o mesmo foi mostrado. Esta métrica é um bom indicador para saber se estamos ou não a mostrar o anúncio à audiência certa;
  • CPV (Cost per View) – é o preço que pagamos de cada vez que alguém vê o nosso vídeo;
  • Earned Actions – Ações que foram realizadas pelo utilizador (subscrições, likes e outros), que demonstram interesse no anúncio – pode ajudar a perceber o quanto é que a audiência está a interagir com a marca;
  • Vídeo Viewership – permite saber durante quanto tempo o utilizador viu o vídeo. Por exemplo, se a maioria do utilizadores deixarem o vídeo a 25% do seu total, isto significa que devemos rever vídeo alterá-lo de modo a que as pessoas o vejam por mais tempo;
  • CTA Overlays – Os CTA’s podem ser utilizados em várias partes do vídeo e podem ser trackeados de modo a saber quando e como funcionam melhor;

O objetivo da campanha deve de determinar o tipo de conteúdo que se vai apresentar no anúncio.

Como configurar e lançar uma campanha de YouTube

Criar conta de YouTube e fazer o upload dos vídeos promocionais

Depois de criar um vídeo para promover a sua marca, produto, ou serviço, devemos criar a conta de YouTube e fazer o upload do vídeo.

Youtube Video Upload

Depois de já ter o vídeo no YouTube, podemos então criar a campanha no Google Ads.

Conetar a conta de YouTube com a de Google Ads

Dentro do Google Ads, é importante garantir primeiramente que a conta de YouTube se encontra ligada à conta de Google Ads.

Conectar conta de YouTube com conta de Google Ads

Conectar YouTube com Google Ads

Colocar url do Canal de YouTube

Criar a campanha

Para criar uma campanha de YouTube, temos de escolher o objetivo e posteriormente clicar em vídeo.

Dependendo do objetivo, podemos escolher o tipo e subtipo de campanha:

  • Criar notoriedade
  • Criar consideração e interesse nos produtos
  • Levar a ações

Ver mais informações

Tipo de Campanha

Subipo de Campanha

Nome da campanha

O nome da campanha deve permitir perceber facilmente o que trata a campanha. A forma que costumamos utilizar é a seguinte: PT-Vid-Skip-Assunto xpto.

PT significa o mercado a atingir. Vid é o tipo de anúncio. Skip significa que se optou por um skippable ad e o assunto refere para que tópico / assunto se destina o vídeo.

Estratégia de bidding e orçamento

A estratégia de bidding varia dependendo do tipo e subtipo de campanha que é escolhido. Por exemplo, no caso de ser TrueView in-stream, o tipo de bidding é CPV (custo por visualização). No caso de TrueView for reach, o objetivo é chegar ao máximo de pessoas possível, o que leva a que o tipo de bidding seja o CPM (custo por mil visualizações).

O orçamento pode ser diário, ou para a duração pré determinada da campanha.

bidding-&-budget

Networks

É necessário decidir se se deseja que o anúncio apareça em:

  • YouTube Search Results: o seu anúncio de vídeo aparecerá nos resultados das pesquisas e na homepage do YouTube, nas páginas do canal e nas páginas de vídeo.
  • YouTube videos: anúncios TrueView vídeos que podem aparecer em anúncios de display ou de stream. Com esta opção, pode.se escolher que o anúncio de vídeo apareça antes do vídeo principal começar, ou entre os vídeos mostrados na Rede de Display do Google.

É aconselhável fazer campanhas diferentes para cada tipo por forma a ser mais fácil medir a performance de cada uma.

Locations

Dependendo do tipo de conteúdo e valores da marca, devemos definir onde desejamos, ou não, que os anúncios de vídeo apareçam. A exclusão de conteúdo pode ser realizada por tipo de inventário e por tipo de conteúdos e etiquetas.

content-exclusion

Criação do grupo de anúncio

  • Nome do grupo de anúncios – O nome do grupo de anúncios deve permitir perceber facilmente o que trata o grupo de anúncios.
  • Target – Deve definir as questões demográficas e o tipo de audiência que pretende atingir. Por exemplo, pode decidir impactar todos os visitantes do seu site com um vídeo promocional.
  • Bidding – O bidding serve para definir o máximo que está disposto a pagar para que alguém veja o seu anúncio de vídeo.

Posteriormente de de colocar o link do vídeo que pretende promover e criar a campanha.

Fontes
YouTube – Running a video ad
Hubspot
How Ads Work on YouTube
YouTube Ads Tutorial
How to Use YouTube Ads to Grow Your Business


Antoine Soares
Antoine Soares

Ecommerce & Digital Marketing Consultant