A Black Friday mais atípica de sempre já passou! Pelos dados que vamos acompanhando dos nossos clientes, as expectativas foram superadas e o volume de compras online no nosso país nunca estive tão elevado.

Agora, a questão que se impõe é: o que pode implementar na sua loja online em termos de oferta e comunicação para continuar a garantir vendas online até ao final do ano?

Sugiro-lhe nove ideias que pode colocar em prática no seu negócio online para gerar vendas neste último mês de 2020.

1. Aposte em Gift Cards

Para começar, os gift cards têm uma grande vantagem: geram tráfego novo à sua loja online, tráfego esse que, mais do que ser qualificado, vai realmente converter-se em vendas.

Além de ser um produto que pode comunicar como o presente perfeito de última hora, poderá ainda beneficiar de uma “segunda venda”, caso os utilizadores façam uma compra superior ao valor do gift card que receberam. Aqui entra em ação a sua loja online, que deve causar uma excelente impressão ao novo utilizador, para que se sinta confiante a comprar os seus produtos.

Promova os seus gift cards através das redes sociais e para a sua base de dados. Se os seus seguidores, clientes e subscritores ofereceram um gift card da sua loja online aos seus amigos e familiares, a probabilidade de se tornam também seguidores, clientes e subscritores da sua marca é grande!

DIGITAL GIFT CARD DA ZIPPY
Exemplo: o novo cartão digital da Zippy

2. Partilhe sugestões para uma Passagem de Ano em casa

No momento em que escrevo este artigo ainda não são conhecidas as medidas que irão ser adotadas para controlar a pandemia de covid-19 durante o Natal e Passagem de Ano. Por isso, e jogando pelo seguro, vou assumir que serão restritivas e que o mais provável é entrarmos em 2021 na segurança das nossas casas.

De que forma pode a sua marca, e os seus produtos ou serviços, ajudar os consumidores com esta questão? Como pode tornar a Passagem de Ano dos seus clientes especial, apesar de tudo o que estamos a atravessar e de não podermos sair para festejar?

Afine a sua comunicação e proponha os seus produtos tendo este contexto em mente. Prepare-se e antecipe-se para o pior e colha os frutos já nos próximos dias de se aproximar de forma relevante da sua comunidade.

3. Desenvolva uma oferta de Natal para incluir em todas as encomendas

Em vez de continuar a fazer descontos na sua loja online e tendo em vista que em janeiro começam os saldos, porque não oferecer “um miminho” em todas as encomendas aos seus clientes?

Dependendo do seu negócio, poderá oferecer amostras, acessórios, ou até algo que possa desenvolver com os desperdícios de matérias-primas (caso seja o produtor dos seus artigos).

Não coloque encomenda mínima para esta oferta. Comunique que todas encomendas feitas na sua loja online receberão este “miminho”, independentemente do montante gasto pelo consumidor. Afinal de contas, é Natal.

4. Ofereça um embrulho especial de Natal

Nesta altura do ano é expectável que as marcas ofereçam a possibilidade de embrulhar as encomendas, exatamente por poderem ser presentes de Natal.

Desenvolva um embrulho especial de Natal, de acordo com a missão e valores da sua marca, e comunique-o também na sua loja online, via redes sociais e email marketing.

Por exemplo, na Shaeco, a nossa marca de cosméticos amigos do ambiente, desenvolvemos um embrulho de Natal 100% reciclável e feito com  matérias-primas recicladas e sem plástico, ou seja, completamente alinhado com a causa que defendemos.

shaeco-papel-embrulho-natal
Embrulho de Natal desenvolvido para a Shaeco.

5. Ofereça portes gratuitos em todas as encomendas até ao Natal

A oferta de portes de envio gratuitos é a oferta favorita dos compradores online que, de uma forma geral, não gostam de pagar pelo envio das encomendas, sobretudo se forem encomendas de um valor elevado.

Tem nesta quadra a oportunidade perfeita para uma campanha de portes gratuitos em todas as encomendas na sua loja online até ao Natal.

Envie esta campanha por newsletter aos seus subscritores e inclua esta proposta de valor nas suas campanhas de retargeting, pois é uma ótima superação à barreira para comprar online.

6. Lance um produto novo

mahrla-lancamento-produto-novo-natal-2020Esta ideia pode ser um desafio, ou até impossível. Mas caso consiga lançar um produto novo nesta altura, irá com certeza abanar as suas vendas online.

Existem vários exemplos, mas partilho convosco este da Mahrla, por ser uma marca portuguesa e que, nem se seja apenas por isso (por acaso não é) merece o nosso apoio.

Como pode ler na legenda da imagem, trata-se de uma coleção cápsula, “posta cá fora” em duas semanas, composta por apenas duas peças e idealizada em parceria com uma influenciadora.

Portanto, a ideia não é complicar. Caso tenha na manga um produto que ainda não tenha tido a ocasião de lançar, desafio a que o faça agora. Caso tenha uma colaboração na gaveta à espera de uma oportunidade para a concretizar, concretize-a agora.

7. Envie uma oferta exclusiva aos seus clientes VIP

Para continuar a vender durante esta época do ano, pode ser uma boa ideia oferecer algo único e exclusivo aos seus melhores clientes, ou clientes VIP.

Como disse no início do post, a Black Friday já passou, e deve ter esgotado os seus maiores descontos ou ofertas nessa campanha em massa. Nem recomendo que as suas vendas sejam levadas às costas pelos descontos.

Está na altura de mimar os seus clientes habituais com algo inacessível ao público geral. Desenvolva uma oferta única e pensada para premiar quem já compra os seus produtos há mais tempo e garanta que os destinatários da campanha sabem que a estão a receber por serem de facto especiais para a marca.

8. Faça ofertas relâmpago

Prepare uma seleção de produtos, podem ser os seus best sellers, ou aqueles dos quais tem mais stock, e crie 15 dias de ofertas relâmpago. Cada um dos produtos pode ser comprado durante 24 horas na sua loja online com umas condições imbatíveis e depois desse período de tempo, regressa às condições de vendas habituais.

Prepare os seus seguidores, subscritores e clientes para esta campanha, criando antecipação. Explique detalhadamente como vai funcionar e em que período e tempo, bem como quais são as condições especiais das ofertas relâmpago.

Quem comprou, comprou. Quem não comprou, tem de ficar atento à próxima. Esta sensação de urgência e escassez resulta muito bem para impulsionar vendas.

9. Apoie uma causa

Estamos a atravessar uma situação desconhecida para nós e ainda não conhecemos bem todas as consequências e impactos que esta pandemia irá causar na nossa sociedade, economia, saúde (física e mental), entre outros.

Por isso, apoie uma causa que seja relevante para si e ajude quem mais precisa. Não para se gabar disso, mas porque realmente acredita na causa que irá escolher e porque dará oportunidade aos seus clientes de fazerem compras e, com essa ação, contribuirem para ajudar quem mais precisa.

Gosto muito do exemplo da Toms, que nasceu com a promessa de “Por cada par de sapatos que compra, o “One for One” da TOMS garante que um par de sapatos seja doado para crianças carentes.”. E que têm neste momento uma campanha ( na sua loja online americana), por cada 3 dólares que ganharem, irão dar 1 dólar para apoiar quem precisa. Uma campanha que pode conhecer melhor aqui e que pode estudar para se inspirar para criar a sua.

 

 

 


Sónia Costa
Sónia Costa

Social Media & Digital Marketing Consultant