De uma forma global os meses de verão são sinónimo de uma redução das vendas no ecommerce. Pela nossa experiência, este é o período do ano em que os objetivos de vendas são mais reduzidos, acompanhando a tendência da redução da procura por parte dos clientes. São vários os fatores que contribuem para este resultado: o aproximar das férias de verão, o aumento da procura de locais ao ar livre, entre outros fatores.

Provavelmente as vendas da sua loja online já começaram a mostrar resultados inferiores aos meses anteriores, no entanto, não se preocupe em demasia: esta é uma ótima oportunidade para se preparar para alguns dos meses mais fortes do ano. Deixamos-lhe tudo o que precisa de definir antes de ir de férias, por forma a garantir os resultados que pretende até ao final de 2018:

Garantir que escoa o stock de final de coleção/estação

A nossa maior experiência é no setor da moda e acessórios, pelo que, os saldos continuam a ser épocas relevantes para as vendas e atingimento de objetivos. O ideal será preparar a época de saldos com antecedência, com análise dos produtos em stock e que pretende escoar e definição de preços para saldos. É de extrema importância a criação de comunicação segmentada ao vosso cliente-alvo e a quem já visitou a loja online anteriormente. São estes os clientes com maior potencial de comprar no período de saldos e promoções.

 

Preparar o regresso “às aulas”

Dependendo das marcas e produtos, existem ciclos repetitivos de compras, um deles, é o período de regresso de verão e início da época escolar. É nesta altura que muitos clientes procuram produtos novos, de entrada na estação seguinte. Já no que diz respeito a outros produtos – equipamento desportivo por exemplo – é o momento de regresso ao ginásio. É um momento importante de comunicação em ecommerce, em que o foco não deve ser descontos ou promoções. Campanhas especiais para clientes fidelizados ou envios gratuitos poderão ter resultados bastante positivos, não influenciando negativamente a sua margem.

 

Singles Day na Ásia

Criado pelo site de e-commerce Alibaba, o singles day festeja-se no dia 11 de Novembro e concorre diretamente com o black friday. Apenas tem grande representatividade na Ásia, no entanto, dependendo do foco das suas vendas, poderá ser relevante criar uma ação promocional para este dia em específico na sua loja online.

 

Black Friday e Cyber Monday em Novembro

Embora se trate de uma data tipicamente festejada pelos americanos, em Portugal e na Europa como um todo, todos os anos aumenta o número de marcas que desenvolve campanhas promocionais nesta época, online no ecommerce e offline nas lojas físicas. É de facto importante acompanhar as tendências do mercado e desenvolver algo especial para esta época – com descontos associados. Tenha sempre em consideração os produtos que mais pretende escoar ou vender nesta data. É também importante não aumentar preços apenas para mostrar um preço mais apetecível nesta data – os clientes iniciam a sua pesquisa até 10 dias antes da data e sentir-se-ão enganados caso visualizem um preço diferente do qual conheciam.
Foque-se em criar campanhas simples, com desconto direto, focadas na conversão.

 

Definir a data limite de vendas para o Natal

Todos os anos o volume de vendas online para o Natal aumenta, o que também influencia a possibilidade das encomendas chegarem a tempo aos seus clientes. Controle a qualidade do serviço prestado no seu ecommerce,  com uma data limite de vendas que poderá receber com o objetivo de entregas até ao Natal. Normalmente serão entre 2 a 4 dias antes do último dia de entregas – dependendo dos níveis de serviço que tem contratualizados com a sua transportadora.

 

Saldos de Inverno – última oportunidade de 2018

Voltamos aos saldos! Normalmente logo após o Natal a época de saldos de inverno tem início, tendo uma maior representatividade nas vendas anuais devido ao valor médio mais elevado dos produtos de inverno. Defina a sua estratégia de entrada em saldos com antecedência para que consiga concorrer com as marcas que possuem sistemas automatizados de entrada em saldos e reduções de preço muito competitivas.

Embora este post seja focado em campanhas promocionais para ecommerce, não acreditamos que as marcas devem focar-se apenas em saldos e promoções. A grande maioria dos clientes fica a conhecer as marcas nas épocas não promocionais mas efetuam a primeira compra quando surge uma oportunidade: a qual poderá ser um desconto, entrega gratuita, oferta de algo, ou outra ação a definir. Tenha, no entanto, sempre em atenção o seguinte:

  • Definir as campanhas no tempo: data de início de fim são fundamentais para cumprir com os requisitos legais mas também influenciam a decisão de compra.
  • Criar sentido de urgência: além do tempo limite é, igualmente essencial, destacar a escassez do produto com mensagens referentes ao stock reduzido ou a frequência elevada de compra de determinado produto;
  • Definir a sua estratégia de comunicação e conteúdo: não chega apenas comunicar descontos. Os clientes procuram marcas que comuniquem assertivamente, com elevada frequência e que aguardem até eles estarem preparados para comprar. Demasiados descontos podem criar uma imagem negativa sobre a sua marca;
  • Estar atento às questões dos clientes e criar conteúdo que responda a essas mesmas questões;
  • Analisar a frequência média de compra dos seus clientes e crie campanhas segmentadas para cada tipologia de cliente: clientes fidelizados – com maior frequência de compra -, clientes que se possam tornar fidelizados, clientes que ainda estão a começar a comprar e necessitam de incentivos para repetir a compra, entre outros, dependendo do tipo de produtos que comercializa e de frequência com que os clientes necessitam dos seus produtos.

Já preparou as suas campanhas antes de ir de férias?

Quer aprender mais sobre ecommerce? Conheça o nosso curso de lançamento de projetos de ecommerce:

Não perca nenhum conteúdo sobre como criar ou otimizar a sua loja online.

Subscreva a nossa newsletter:
http://eepurl.com/c0z2xb

Siga-nos nas redes sociais:
https://www.facebook.com/tudosecommerce
https://www.instagram.com/tudosobreecommerce
https://www.linkedin.com/company/tudo-sobre-ecommerce