Vale a pena investir em offline?

 

Os negócios de ecommerce têm vindo a crescer nos últimos anos, e com eles a publicidade online, que lentamente tem vindo a substituir o marketing offline normalmente associado apenas a negócios com lojas físicas. Tendo isto em conta é normal perguntamo-nos se ainda faz sentido investir em meios offline para promover o nosso negócio de ecommerce. A resposta é simples: Sim. Os métodos mais tradicionais de marketing já foram testados e provados milhares de vezes e funcionam, independentemente do sucesso crescente do marketing online. Além disso, muitos dos seus potenciais clientes consomem e são impactados pelo marketing offline no seu dia-a-dia.

Assim sendo, a estratégia de marketing do seu ecommerce deve sempre incorporar os dois lados da moeda: online e offline, complementando-se um ao outro. Neste artigo vamos-lhe deixar algumas estratégias offline que pode considerar adotar na sua estratégia global de marketing. Não é necessário, de todo, considerar todas estas opções de uma vez só. Deverá refletir sobre as quais fazem mais sentido para o seu negócio de ecommerce e quais as que poderá investir primeiramente.

Publicidade offline

 

 

Comecemos pela estratégia mais óbvia quando pensamos em marketing offline: publicidade paga. Tratam-se de espaços de publicidade pagos, seja qual for a sua natureza:

  • Media tradicional

Aqui referimo-nos a televisão, rádio, revistas e jornais. Os valores podem variar bastante dependendo no canal que quer apostar. Aqui interessa conhecer bem quais são as personas do seu negócio online, de forma a impacta-las nos meios que elas mais usam no seu dia-a-dia. Poderá ser uma revista específica sobre o seu mercado e produtos (ex. revista sobre moda, culinária, decoração, tricô, casamentos, etc) ou então uma rubrica de rádio que o seu público-alvo se identifique. Não invista nestes meios sem identificar se, de facto, os seus clientes (ou potenciais clientes) estão a consumi-los.

Dica: Defina as personas da sua marca. Saiba mais sobre personas no nosso artigo sobre estratégia de marketing de conteúdos.

  • Outros materiais impressos

Esta técnica é de facto muito old school, mas não subestime a sua eficiência, especialmente se os materiais forem desenhados com foco na sua loja online. Flyers, stickers, outdoors, merchandising, entre muitos outros…Procure sempre expor as suas propostas de valor e benefícios e considere também um wellcome gift para estes materiais.

Dica: Use apelos à ação sempre que fizer publicidade nestes espaços. É importante direcionar as pessoas que estão a ser impactadas por esta publicidade a tomar alguma ação: visitar o seu site ou blog, seguir as suas redes sociais, inscrever-se na sua newsletter, etc. Não se esqueça de transmitir claramente quais são as suas propostas de valor.

Eventos

 

 

Os eventos offline são uma ótima forma da sua marca estar presente fisicamente para o mundo. Existem vários tipos de eventos em que pode estar presente:

  • Tradeshows da indústria
  • Conferências
  • Eventos de beneficência
  • Workshops

Seja qual for o tipo de evento,  são uma excelente oportunidade para se posicionar no mercado e criar brand awareness. Além disso, poderá trabalhar o seu networking e criar parcerias para futuras campanhas de marketing.

Ainda, associar-se a uma causa solidária é uma ótima forma de impactar potenciais clientes que partilham dos mesmos valores da sua marca. Marcas que criam conexões emocionais com os seus clientes são mais propícias a aumentar as suas taxas de retenção e lealdade. Com apenas um pequeno investimento poderá posicionar a sua marca perante uma nova audiência mais abrangente e melhorar a forma como as pessoas percecionam a sua marca.

Parcerias

 

 

As parcerias são uma forma excelente de promoção a baixos custos e com bastantes benefícios. Eis alguns exemplos que poderá considerar:

  • Package inserts – Trata-se de ofertas que são incluídas dentro do packaging da encomenda e que tornam o unboxing mais especial e a experiência mais agradável e partilhável. Associe-se a outras marcas que lhe possam dar amostras e pequenos produtos gratuitos.
  • Cross promotion – Marcas que vendem produtos complementares aos seus são ótimos candidatos a parcerias de cross promotion, onde cada marca promove a outra. Pode ter um destaque no seu site para o seu parceiro e vice-versa para produtos que não vende, mas que complementam o seu. Pode também incluir destaques nas suas redes sociais ou no email marketing.
  • Embaixadores e influenciadores – Embora os embaixadores e influenciadores se encaixem também no marketing online, não deixam de ser um veículo para o marketing offline, de influência. Poderá criar parcerias com algumas figuras públicas e influenciadores em troca de produtos da sua marca, sem partir para a publicidade paga.

Catálogos

 

 

Surpreendentemente, os catálogos são muito populares com os consumidores mais jovens. Apesar de ser um investimento mais elevado, a publicação de um catálogo de alta qualidade irá compensar em brand awareness e seu posicionamento no mercado. São extremamente visuais e muito mais duradouros do que um email, que rapidamente é esquecido ou apagado. Normalmente, um catálogo é mantido em leitura durante 1 a 2 semanas antes de ser descartado ou arrumado, e por isso são uma excelente forma de a sua marca se manter na mente dos consumidores e manter relações de longa duração. Marcas como o Ikea e a Victoria’s Secret usam catálogos como elemento fulcral da sua estratégia de marketing, criando expectativa sempre que um novo catálogo é lançado e formando campanhas de marketing à volta dos lançamentos. Os catálogos são um exemplo perfeito de uma estratégia offline-online que acrescenta valor à audiência e à marca.

 

Lojas pop-up

 

 

Esta última estratégia apenas faz sentido se o seu negócio de ecommerce vender produtos originais e que as pessoas não consigam encontrar em lojas físicas. Neste caso, uma loja pop-up é uma ótima oportunidade de encarar de frente o ceticismo das pessoas relativamente aos seus produtos. Os consumidores terão oportunidade de tocar, ver e sentir ao vivo e a cores os seus produtos, que ainda hoje é uma das maiores barreiras para as vendas online. Exiba os seus melhores produtos de variadas formas e exponha claramente os benefícios quer dos produtos, quer em comprar online. Não se esqueça de espalhar apelos à ação pela loja e levar as pessoas à sua loja online ou à sua lista de emails.

 

 

Investir em Marketing offline influencia diretamente as vendas online. Basta analisarmos a estratégia de grandes marcas online como a Amazon ou a Google, ou ainda a nova entrada de marcas como a Prozis nos canais de distribuição tradicionais, offline, ou o aparecimento da marca nas conferências de imprensa dos clubes de futebol em Portugal. A notoriedade da marca offline influencia diretamente as vendas online: as marcas mais pesquisadas no Google possuem rede de lojas físicas e investem em canais tradicionais de comunicação.

 

Quer aprender mais sobre ecommerce? Conheça o nosso curso de lançamento de projetos de ecommerce:

Não perca nenhum conteúdo sobre como criar ou otimizar a sua loja online.

Subscreva a nossa newsletter:
http://eepurl.com/c0z2xb

Siga-nos nas redes sociais:
https://www.facebook.com/tudosecommerce
https://www.instagram.com/tudosobreecommerce
https://www.linkedin.com/company/tudo-sobre-ecommerce

 

Junte-se a nós na 2ª Edição da Conferência Tudo Sobre eCommerce, dia 18 de Maio no Porto:

Conferência Tudo sobre eCommerce 2018 - fotografia de grupo