As redes sociais são fundamentais para qualquer loja online. Uma presença forte nas redes sociais certas irá aumentar a notoriedade da sua marca, irá aumentar (e muito) o tráfego para o seu website e (muito importante) irá gerar vendas.

Neste artigo vou partilhar alguns exemplos de como poderá usar a rede social Instagram para promover a sua loja online.

1. Alguns insights sobre o Instagram

Os Instagrammers são compradores e usam o Instagram para conhecer produtos novos: 83% dos utilizadores desta rede social descobre novos produtos e serviços na plataforma e 90% dos utilizadores do Instagram segue pelo menos uma marca.

Se partilhar as imagens certas no Instagram, os consumidores consomem as mensagens de marketing que quer comunicar, sem ser necessário um “discurso de vendas”.

Mais de metade dos utilizadores de Instagram, a nível global, tem menos de 34 anos. Seis em cada 10 utilizadores do Instagram fazem login pelo menos uma vez por dia.

A taxa média de interação por post no Instagram, em todas as indústrias, é de 1,60%.

Umas das perguntas mais frequentes que nos fazem é “quando publicar no Instagram”? Os horários com maior interação, também a nível mundial, são entre as 11h e as 17h, e os dias com maior interação são a quarta-feira e a sexta-feira. No entanto, recomendo-lhe que faça vários testes e que encontre os horários com maior interação para a sua marca.

2. Otimize o seu perfil

otimize-bio-instagramElabore a bio da sua marca, dizendo claramente e usando as palavras-chave do seu negócio (para tornar o seu perfil do Instagram mais pesquisável):
  • o que faz/vende;
  • qual a hashtag que os utilizadores devem usar para “tagar” os seus posts sobre a marca;
  • e, muito importante, um link parametrizado para a sua loja online.

Caso queira divulgar mais do que um link na sua bio, utilize a ferramenta linktree, como fazemos no Instagram do Tudo sobre eCommerce. Caso ainda não nos siga no Instagram, aproveite agora para nos seguir!

3. Seja consistente

Observe as cores de qualquer marca conhecida e notará que usam quase sempre as mesmas cores – no logotipo, no website e nas imagens das redes sociais.

Usar as mesmas cores repetidamente é uma ótima maneira de estabelecer a consistência da marca e ajudar os consumidores a familiarizarem-se com a sua comunicação.

4. Centre as fotografias nas pessoas

Ninguém está no Instagram para seguir contas que apenas partilham fotos estilo “catálogo”, dos seus produtos (sem qualquer contexto), fotografias de promoções, de “preço”, ou seja, que sejam puramente comerciais.

Os utilizadores do Instagram são jovens (menos de 34 anos de uma forma geral), exigentes e querem ser entretidos, surpreendidos e inspirados.

Centre as suas publicações do Instagram numa representação (ou personificação) dos seus seguidores e repare como se começarão a identificar com a marca e se poderão transformar em clientes.

5. Mostre o lado humano da marca

Use o Instagram para mostrar o lado humano da marca e, o que inclui “os bastidores” do negócio.

O Instagram é a rede social perfeita para partilhar sobre os bastidores de campanhas, eventos, e tudo aquilo em que a marca está a trabalhar.

Os bastidores não são apenas de sessões fotográficas, mas de eventos, da loja/fábrica, novos produtos a serem desenhados, designers em brainstorming, expedição de encomendas, a imaginação é o limite!

6. Revele o processo de criação de seus produtos

mostrar-bastidores-instagramLeve sua comunidade aos bastidores da sua marca, usando Insta Stories por exemplo, para que vejam o trabalho árduo necessário para criar seus produtos.

Não estou a falar de revelar qualquer tipo de segredo do negócio, ou da sua produção. Se partilhar com os seus seguidores o seu know-how, o cuidado na seleção das matérias-primas, ou outras curiosidades que confiram mais valor ainda aos seus produtos, isso irá gerar valor e os seguidores irão sentir que conhecem melhor a marca e as pessoas que lá trabalham.

7. Crie Story Highlights para diferentes produtos

As Stories podem desaparecer após 24 horas, mas sabia que pode destacar Insta Stories específicas que mostram determinados produtos no seu perfil?

Para adicionar  uma Insta Story aos seus Story Highlights:

  1. No perfil, clique em “Novo”.
  2. Selecione a(s) história(s) que deseja adicionar aos destaques e depois clique em “Avançar”.
  3. Clique em “Editar capa”> Escolha uma foto de capa> Clique em “Concluído”.
  4. Dê um nome ao destaque e clique em “Adicionar” (iPhone) ou “Concluído” (Android).
  5. Pode adicionar mais fotos ou vídeos ao destaque a qualquer momento, mantendo pressionado o destaque e clicando em “Editar destaque”.

8. Destaque vários produtos com um flat lay

flat-lay-instagramUm flat lay é uma fotografia tirada de cima dos produtos dispostos numa superfície plana, juntamente com outros elementos, que comuniquem um lifestyle ou uma inspiração.

Com uma fotografia flat lay pode fazer um post totalmente focado nos seus produtos, mas dando-lhe um look and feel próprio do Instagram e que é do agrado da comunidade da plataforma.

Curiosidade: a hashtag #flatlay tem mais de 8 milhões de fotografias.

9. Tire partido do User Generated Content

O conteúdo gerado pelos utilizadores e as fotografias partilhadas pelos clientes de uma marca são o conteúdo mais valioso do Instagram.

A parte mais importante de uma presença no Instagram é partilhar o conteúdo gerado pelos utilizadores (UGC), o que inclui fazer repost às publicações dos seus clientes e influenciadores.

user-generated-contentNum mundo ideal, praticamente nem teria de produzir conteúdos para o Instagram, “limitando-se” a partilhar os conteúdos dos seus clientes e influenciadores no seu feed.

O conteúdo criado pelos clientes de uma marca é sempre visto como mais autêntico do que o produzido pela própria marca.

Partilhar esse tipo de imagens permite à marca “exibir” os seus clientes satisfeitos e colocar os seus produtos em ambientes reais, isto é, permite ver a utilização real, em contexto, que os clientes dão aos produtos da marca.

Outra possibilidade é partilhar os posts dos clientes (utilizadores) como Stories.

10. Crie tutoriais sobre as diferentes formas de utilizar o seu produto

Use as Insta Stories para criar um guia passo a passo sobre como usar ou combinar os seus produtos. Em alternativa, partilhe vídeos mais longos no IGTV.

Aproveite esta “desculpa” para destacar a sua equipa. Os seus colaboradores são as estrelas perfeitas para estes tutoriais. Não só dá a conhecer quem faz parte da marca (e humanizar a marca é uma das formas de ter uma presença forte no Instagram), como também ajuda a criar autoridade no tema, dando-os a conhecer como especialistas naquele tipo de produto ou serviço.

11. Venda os seus produtos usando o Instagram Shopping

usar-instagram-shoppingCrie Insta Stories onde anuncia à comunidade que agora podem comprar os produtos que vêem no Instagram diretamente na plataforma, clicando nos produtos que mais gostam. Aproveite para explicar, também via Insta Stories, como o podem fazer (não assuma que todos os utilizadores saberão comprar com esta funcionalidade).

Exiba, destaque e marque vários produtos num só post. Certifique-se que cada tag está com o link para o produto correto.

Veja neste link como pode como configurar o Instagram Shopping para a sua marca.

12. Crie uma hashtag memorável (e fácil de usar)

Criar uma hashtag nem sempre é tarefa fácil. Pode criar uma hashtag para a sua marca usando uma destas três abordagens:

  1. Hashtag com o nome da marca (#shaecoshop)
  2. Hashtag com o slogan da marca (#neverstopexploring)
  3. Variações com o nome da marca (#DWMoments ou #MySwatch ou #TeamSwatch ou #zennistas)

13. Dedique mais posts aos seus produtos mais populares e best sellers

Verifique o Instagram Insights para saber quais os produtos que geraram mais engagement na sua comunidade de seguidores. Analise também quais são os produtos mais vendidos na sua loja.

Considere criar mais posts para esses produtos, para aumentar a confiança em relação à sua compra, tanto no feed como nas Insta Stories – sempre em contexto, associados a um lifestyle.

14. Inclua um call-to-action nas legendas das fotografias

É tão simples quanto isto: temos de pedir às pessoas, de forma clara e direta, o que queremos que elas façam quando visualizarem o nosso post no Instagram.

Sem um CTA bem definido, os utilizadores passam pelo nosso post com um scroll e seguem em frente.

15. Torne o seu produto “instagramável”

produto-instagramavelO Instagram é a rede social perfeita para partilhar o seu produto de forma cool, aspiracional, humana, ilustrando um lifestyle ao qual a marca se quer associar. Acredite, qualquer produto pode ser partilhado de forma adequada ao Instagram. Será necessário algum investimento e alguma criatividade.

Siga bastantes contas no Instagram, tanto de marcas como de pessoas que façam uma boa comunicação nesta rede social e aprenda como o fazem.

16. Torne a sua loja física (caso tenha uma) “instagramável”

Se investiu bastante na decoração da sua loja, ou se, por outro lado, tem uma loja antiga, com recantos cheios de história (e de histórias), está na altura de revelar cada um deles aos seus seguidores no Instagram.

Se tem um terraço, uma esplanada ou uma fachada dignos de nota, existe no Instagram uma legião de fãs deste tipo de conteúdos à espera dos seus posts.

17. Torne os seus colaboradores “instagramáveis”

exemplo Taichá (Brasil)Tenho a certeza que os seus colaboradores já são instagramáveis! E ninguém tem mais capacidade para aumentar as vendas da sua loja do que os seus colaboradores.

Comece por partilhar que funções desempenham, que conhecimento único têm (faz o melhor cappuccino, conhece os melhores livros, recomenda as melhores jóias, faz os embrulhos mais espetaculares, etc).

Atualmente, pode ser muito interessante (e até importante) mostrar os colaboradores a seguir os mais rigorosos standards de higiene ao lidar com os pedidos dos seus clientes.

 


Sónia Costa
Sónia Costa

Social Media & Digital Marketing Consultant